Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Tocando agora: Carregando...

Emater anuncia construção de 10 microaçudes em Machadinho

Compartilhe:
Emater anuncia construção de 10 microaçudes em Machadinho

Em ato no Palácio Piratini na manhã do último dia 29 de janeiro (segunda-feira) o Governo do Estado anunciou a construção de 979 microaçudes em propriedades da agricultura familiar. Destes, 10 serão construídos em Machadinho, conforme informou Renato Dall’Agnol, chefe do escritório da Emater no município.

“No COREDE Nordeste, apenas Machadinho e Lagoa Vermelha foram contemplados, graças à eficiência da nossa equipe e também dos nossos parceiros. A própria Secretaria de Agricultura nos ajudou bastante”, declarou Renato, que disse acreditar no início das obras de construção dos microaçudes em breve.

O chefe do escritório destacou também o cuidado com que os projetos foram elaborados a fim de que haja total segurança na execução das obras. “Esses açudes já foram encaminhados com todo o licenciamento ambiental, então são açudes legais, feitos conforme manda a legislação. Então isso também dá uma segurança, tanto para a empresa que vai executar os serviços como para os agricultores e para nós que estamos assessorando”, frisou Renato.

As obras integram o Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), e alcançarão 99 municípios. A iniciativa aplicará R$ 5.507,168,50, recurso oriundo do Fundo de Recursos Hídricos, gerenciado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

“A água é um fator determinante na produção agrícola e na pecuária, seja para irrigação, consumo dos animais e piscicultura. O grande desafio, e tê-la à disposição”, disse o secretário da SDR, Tarcisio Minetto, em sua participação na solenidade com o governador José Ivo Sartori. “Por isso, este programa vai contribuir com os agricultores familiares na organização da produção, melhorando a produtividade e qualidade nos municípios e regiões beneficiados”, complementou.

A Emater, conveniada da SDR, foi responsável por elaborar os projetos dos microaçudes, que poderão armazenar de 4 a 5 mil metros cúbicos de água, para irrigação de plantações, criação de peixes, dessedentação animal e outros usos, favorecendo a diversificação da produção na propriedade da agricultura familiar. Neste

processo, o corpo técnico da SDR é responsável pela análise documental, por vistorias nas propriedades e a fiscalização das obras.

Deixe seu comentário: