Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

15 de junho: Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Compartilhe:
dulce 2

O mês de junho inteiro é dedicado a esta questão. A previsão do IBGE é que, em 2025, o número de brasileiros com mais de 60 anos será em torno de 32 milhões. A mesma pesquisa indica que, até 2050, o país terá 14% de crianças e quase 23% de idosos. Entre outras questões, a violência contra a pessoa idosa é um dos principais desafios relacionados à longevidade.

A mudança na pirâmide etária do país exige a adoção de medidas mais eficazes para contornar esses e outros desafios do envelhecimento. Nesse sentido, é muito importante o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, para estimular os cuidados necessários à preservação da vida e da saúde desse grupo.

Segundo Dulce Bessegato, Assistente Social da Prefeitura de São João da Urtiga, o problema é grave e acontece tanto nos grandes, quanto nos pequenos municípios. Por isso, não somente no mês de junho, mas sim, todos os dias do ano, devemos estar atentos e denunciar. Com o atual cenário de crise resultante da pandemia de Covid-19, é necessário ter ainda mais cuidado com a proteção da saúde dos idosos, já que eles compõem um dos grupos de risco para a doença. Além do aspecto físico, a proteção dessas pessoas ajuda a evitar o desenvolvimento de doenças mentais, como os transtornos de ansiedade e a depressão em idosos. Logo, a população deve participar ativamente dessa campanha e combater atos de opressão e de quaisquer formas de violência.

Também é importante manter uma vigilância a fim de identificar e denunciar de casos suspeitos e, assim, procurar as instituições responsáveis. Esse é um dos caminhos para assegurar um envelhecimento proveitoso e justo.

Dulce Bessegato,traz as informações. Ouça:

dulce

Segundo a OMS, a violência na terceira idade pode ser dividida em quatro categorias. Veja quais são!

Violência física
Nesses casos, a violência é marcada por dor ou dano, coerção moral ou física e imposição de medidas de restrição física ou efetuada por medicação. Tais práticas geram graves consequências à saúde física e deixam o idoso mais exposto ao risco de doenças.

Violência psicológica ou emocional
Todas as ações que promovem angústia ou sofrimento mental pertencem a essa classificação. Geralmente, tais atos estão relacionados às tentativas de imposição de regras rígidas e compulsórias e que não respeitam os direitos de recusa do idoso.

Violência financeira ou material
É caracterizada pela exploração imprópria ou pelo uso ilegal de recursos financeiros pertencentes ao idoso. Os atos de violência ocorrem mediante o não consentimento do idoso para o usufruto de seus bens.

Negligência
A violência por negligência é definida de duas formas. A primeira é quando há recusa dos responsáveis pelos cuidados. Em segundo lugar, é caracterizada pelo eventual fracasso, intencional ou não, para a provisão dos cuidados básicos e obrigatórios em relação ao bem-estar das pessoas com idade avançada.

Como denunciar?
Ligação para o Disque 100
O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, inclusive de forma anônima, por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer telefone fixo ou móvel, bastando discar 100. Se houver alguma dificuldade, a denúncia poderá ser feita diretamente na polícia.

1_c_s_queda_em_idosos_15-18582599

Por: Paul da Rosa
Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário:

Últimas notícias