Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Cultivo da Erva-Mate: Dê água, mas, permita a Erveira beber

Compartilhe:
ERVA

A restrição de umidade no solo, ou, até mesmo a escassez de chuva em determinadas estações do ano, precisam ser prévia e estrategicamente consideradas, visto, os severos efeitos e os impactos negativos que causam ao erval.

 

Porém, antes de construir intempestivamente barragens, investir em reservatórios de água e equipamentos para captação e irrigação, faz-se necessário preparar o ambiente para este investimento. Pensar que alguns detalhes podem, por vezes, dispensar essa prática e/ou melhorar em muito o seu aproveitamento.

 

Solos descompactados, bem estruturados, com boa capacidade de infiltração protegido por cobertura verde ou seca, ricos em matéria orgânica, férteis, equilibrados química, biológica e fisicamente. Além de, perderem menos umidade por evaporação e escorrimento superficial, melhor armazenam e liberam água às plantas.

 

Ervateiras com bom sistema radicular, bem nutridas, sem estresse, troncos saudáveis, copadas bem distribuídas, em espaçamento adequado, livres de plantas invasoras ou pragas, tendem a melhor suportar o déficit hídrico.

 

Cultivos arborizados, protegem os ervais da incidência de ventos fortes, amenizam as temperaturas e equilibram a umidade no ambiente.

 

Mais do que simplesmente adicionar água no erval, pela irrigação, é preciso oferecer as condições que dê as erveiras, melhor eficiência no seu uso.

 

Dê água, mas, permita que beba!

 

Por: Ilvandro Barreto de Melo
Fonte: INFOMATE

Deixe seu comentário: