Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Doe Sangue e salve vidas: Enfermeiro do banco de sangue de Erechim fala como doar sangue

Compartilhe:
doe sangue_Prancheta 1

Conforme inúmeros meios de comunicação noticiaram na semana, este verão somado ao período de férias e a pandemia, fez com que diminuíssem as doações de sangue em hemocentros e hospitais em todo o estado do Rio Grande do Sul, relatam autoridades.

O jornalismo da Club FM entrou em contato com o hemocentro responsável pela região de machadinho, para saber mais sobre o atual estoque e como faz para doar sangue. Conforme o relato do enfermeiro técnico responsável pelo banco de sangue de Erechim, Renato Kolcenty comenta que para as pessoas que desejam fazer doações o hemocentro de Erechim trabalha com agendamentos, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e pode ser agendado pelo telefone (54) 3522.5366 nos dias de semana até as 17h.

Conforme o banco de sangue de Erechim os estoques de sangue atuamente estão adequados, porém está chegando época de feriadões onde há mais saída do que entradas no banco de sangue. Existe um período de inaptidão de alguns dias após a vacina de covid ou gripe, há alguns exames que tambem deixam a pessoa inapta por alguns dias para doação. Há algumas regras a serem seguidas para doar sangue:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto e o cartão do SUS
  • Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos acompanhados pelos pais ou por responsável legal; o limite de idade para a primeira doação é 60 anos)
  • Pesar no mínimo 50 kg com desconto de vestimentas
  • Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação

O hemocentro de Erechim é responsável por 9 hospitais da região, atendendo 3 regiões do norte do estado e uma população de mais de 300 mil habitantes.

Por: Rafael Sezinando

Fonte: Rádio Club FM

Deixe seu comentário: