Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Doe sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você. Rádio Club FM 96.7, lança Campanha para incentivar a Doação de Sangue.

Compartilhe:
091221 doe sangue

“Hei! Queria poder falar com você.
Te falar destes últimos meses e de como tudo está melhor.
Provavelmente outras pessoas por aí, querem te falar muita coisa também.
Acho que você teria orgulho. Não só por mim. Mas, por ter feito algo tão nobre, por pessoas que nunca viu.
Eu, só queria dizer, obrigado!!!
Obrigado por me dar mais tempo com a minha família!
Obrigado, pela sua Doação de Sangue!”

Este é o texto do Spot (áudio), que está indo ao ar diariamente, durante a programação da Rádio Club FM 96.7. A campanha visa incentivar a doação de sangue e evitar o desabastecimento dos Hemocentros.

Doe sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você! Em geral, cerca de 450 ml de sangue doado, o equivalente a uma bolsa de sangue, pode ajudar a salvar até quatro vidas. Isso significa que, se você doar a cada três meses, pode ajudar a manter vivas até doze pessoas. Procure o hemocentro mais próximo e seja um doador.

Segundo o Secretário de Saúde de Machadinho, Cristiano Schafer, a secretaria realiza seguidamente parcerias para disponibilizar sangue no Hemocentro de Passo Fundo, que é a referência da nossa região. Além disso, seguidamente a equipe do Esporte Clube Santa Luzia de Machadinho, realiza o trabalho de reunir um grupo de pessoas doadoras e a secretaria, disponibiliza o transporte gratuito. Cristiano, acredita que se os hemocentros tivessem condições de se deslocar para realizar as coletas nos municípios, o número doadores aumentaria, pois, essa dificuldade do deslocamento, acaba desestimulando muitas pessoas a doar.

Recentemente, a Câmara de Vereadores de Machadinho, aprovou na quarta sessão ordinária do mês de novembro (23), um Projeto de Lei, de autoria do vereador Douglas Frarão, o Doda, que institui o Dia Municipal do Doador de Sangue e a Semana Municipal de Incentivo a Doação de Sangue. Segundo Doda, o projeto visa valorizar e incentivar um gesto tão simples que é salvar vidas. Ele institui o dia 14 de junho, como o Dia Municipal do Doador de Sangue e a semana de 07 a 14 de junho, como a Semana Municipal de Incentivo a Doação de Sangue. Estas duas datas estão relacionadas ao Dia Mundial do Doador de Sangue. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Quem pode doar sangue?

Segundo a OMS é necessário cumprir alguns requisitos para você poder doar sangue. Confira algumas das principais dúvidas na hora de doar sangue.

– Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. O modelo estará disponível no hemocentro.

– Não estar em jejum.

– Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

– Pesar mais de 50kg.

– Não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses.

– Não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias.

– Não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida).

– Não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias.

– Não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade.

– Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.

– Não ter doado sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres).

– Não ter tido comportamento de risco para contaminação pelo HIV.

– Não ter ingerido álcool nas 12 horas antes da doação.

– Não ter feito uso de drogas injetáveis ilícitas.

– Não ter feito piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses.

– Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.

Lembrando que, quando você doa sangue, são realizados testes para identificar doenças infecciosas que podem ser transmitidas pela transfusão: Hepatites B e C, Sífilis, HIV, HTLV, Doença de Chagas. – O sangue só será utilizado se todos os testes forem “não reativos”.

“Doe sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você!”

Por: Paul da Rosa
Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário:

Últimas notícias