Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

El Niño deve trazer chuvas abundantes para o RS, aponta Boletim do Simagro

Compartilhe:
WhatsApp Image 2023-03-20 at 3.32.26 PM

O inverno de 2023 deverá ter precipitações elevadas e ser menos rigoroso em relação às temperaturas em todo o Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim do Clima elaborado pelo Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) para os meses de junho, julho e agosto deste ano. “Nos próximos meses, a efetivação do evento El Niño favorecerá a ocorrência de precipitação regulares, com altos volumes acumulados ao longo do segundo semestre”, avalia o coordenador do Simagro, meteorologista Flávio Varone.

O boletim também mostra que as temperaturas máximas deverão ficar próximas ou ligeiramente acima da média no mês de junho e inferiores à normalidade nos meses de julho e agosto. Já as temperaturas mínimas deverão apresentar valores superiores ao padrão climatológico nos meses de junho e julho, e inferiores à média na maioria das regiões no decorrer do mês de agosto.

Sobre o El Niño

O último evento intenso, similar ao projetado atualmente, ocorreu entre os anos de 2015 e 2016, e causou danos e prejuízos, com cheias e inundações. O trimestre setembro-outubro-novembro de 2015 foi classificado como extremamente úmido em diversas regiões e o período de dezembro-janeiro-fevereiro de 2016 apresentou normalidade na maioria das áreas e umidade extrema no Noroeste do estado.

De acordo com Varone, cabe salientar que a ocorrência desse El Niño, com chuvas abundantes nos próximos meses, poderá prejudicar o desenvolvimento da safra de inverno, especialmente no fim do ciclo e durante a colheita, além de possivelmente atrasar o início da safra de verão.

Veja como ficam as temperaturas e as chuvas neste trimestre

Chuva

Junho: Chuva acima da média na maioria dos municípios, com valores próximos da normalidade nos setores Norte e Nordeste.

Julho: Previsão de chuva acima da normalidade em todas as regiões.

Agosto: Chuva acima da média em todo Estado.

Temperatura Máxima

Junho: Próximo da média na Metade Leste e valores acima do normal nas demais regiões.

Julho: Valores abaixo da média na maioria das regiões e próximos da normalidade nos setores Sul e Leste.

Agosto: Valores abaixo da média na maioria das regiões e próximos da normalidade na faixa Leste.

Temperatura Mínima

Junho: Acima da média normal em todas as regiões.

Julho: Valores próximos da normalidade no Oeste e Norte e acima da média histórica nas demais regiões

Agosto: Abaixo da média histórica nos setores Oeste e Norte, com valores próximos ou ligeiramente acima da normalidade no restante do Estado.

Para mais informações acesse: https://www.agricultura.rs.gov.br/simagro-rs

Fonte: Secretaria da Agricultura RS
imagem: Fernando Dias/Seapi

Deixe seu comentário:

Últimas notícias