Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Emater/RS-Ascar divulga atualização da estimativa da Safra de Verão 2022/23

Compartilhe:
080323 EMATER

A Emater/RS-Ascar, em parceria com as secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Desenvolvimento Rural (SDR), divulgou na manhã desta terça-feira (07/03) a atualização da estimativa da Safra de Grãos de Verão 2022/2023, durante o tradicional Café da Manhã para Imprensa, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque.

Estiveram presentes no evento os titulares das pastas, Giovani Feltes e Ronaldo Santini, a secretária Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, a Diretoria da Emater/RS, formada pelo presidente Christian Lemos, o diretor técnico Claudinei Baldissera e o diretor administrativo Alexandre Durans, o prefeito de Não-Me-Toque, Gilson dos Santos, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o vice-presidente da Cotrijal, Ênio Schoereder, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, o presidente da Sicredi Central Sul/Sudeste, Marcio Port, o presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, Gervásio Jorge Diel, e demais lideranças e autoridades ligadas ao setor do agronegócio gaúcho.

Os dados relativos à segunda estimativa da safra de grãos de verão foram apresentados pelo diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, e preveem uma produção de 24,73 milhões de toneladas. A soja, principal cultura em termos de área e produção no Estado, nesta safra, estima-se que tenha uma produção de 14,16 milhões de toneladas, em uma área plantada de 6,51 milhões de hectares.

O arroz ocupa uma área de 889,54 mil hectares e, nesta estimativa atual, terá uma produção de 6,88 milhões de toneladas. O milho, importante cultura para diferentes atividades produtivas, teve uma área plantada de 810,38 mil e uma produção de 3,59 milhões de toneladas.

O feijão 1ª safra, em uma área de 31,4 mil hectares, alcançou uma produção próxima a 49,55 mil toneladas. Já na 2ª safra, a estimativa é que o feijão seja cultivado em 20,43 mil hectares e obtenha uma produção de 28,12 mil toneladas.

Correspondente à produtividade destas culturas, nesta safra de verão 2022/23, a soja apresenta estimativa de produtividade média no RS de 36,25 sc/ha (2.175 kg/ha). Comparado à estimativa inicial, que foi de 52,18 sc/ha (3.131 kg/ha), a cultura apresenta uma redução de produtividade de 30,52%.

A cultura do milho também apresentou uma redução expressiva na produtividade. Com uma estimativa atual de produtividade média de 74 sc/ha (4.440 kg/ha), o milho apresenta uma redução de 39,49%, em decorrência da estimativa inicial, que previa uma produtividade de 122 sc/ha (7.337 kg/ha).

O levantamento dos dados foi feito pelos escritórios municipais, sendo revisados e compilados pelas gerências Técnica (GET) e de Planejamento (GPL) junto aos regionais. “A metodologia adotada pela nossa Instituição tem sido utilizada há muitos anos e tem se mostrado muito assertiva, pois a estimativa inicial de produtividade é identificada a partir de cálculo de tendência baseado na média alcançada nos últimos dez anos em cada município do Estado e a estimativa parcial e final é sobre as informações levantadas a campo durante o período da safra em cada um dos 497 escritórios municipais da Instituição”, explica Baldissera.

Fonte: au online

Deixe seu comentário: