Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Equipamentos para a perfuração de poços artesianos chegam a Machadinho

Compartilhe:
caminhão

Com a forte estiagem ocorrida neste ano de 2020, muitos problemas de falta de água foram enfrentados por comunidades do interior dos municípios gaúchos. Desde então, um programa estadual de ações de enfrentamento a estiagem vem ocorrendo através do empenho do Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.
Após encerrados os trabalhos em Maximiliano de Almeida, na manhã desta quarta-feira, dia 30 de setembro, chegaram no município de Machadinho, as máquinas que serão utilizadas na perfuração de dois poços artesianos, sendo um na Comunidade do Coqueiro e outro na Comunidade Vista Alegre(Morro do Tatu). As máquinas ficarão guardadas pelo município até o dia 12 de outubro, quando iniciam os trabalhos. Esse tempo é necessário em virtude da folga da equipe, que já vem de uma longa jornada perfurando poços nos municípios de Maximiliano de Almeida, São José do Ouro, Capão Bonito do Sul, São João da Urtiga, Ibiraiaras, caseiros, entre outros. Segundo Nelson Ferri Marques, responsável pela equipe de perfuração, não é possível estimar um prazo concreto, tudo depende de fatores como o material do subsolo e a profundidade, chuvas ou até mesmo, avarias mecânicas, mas, pela sua experiência, os trabalhos em Machadinho devem demorar cerca de vinte (20) dias, a partir do dia do início em 12 de outubro.
Segundo o Coordenador Regional da agricultura Robson Vinicios Duarte Kalb, nesta primeira etapa, mais de quarenta (40) famílias serão beneficiadas e o município será contemplado com mais duas perfurações, que estão previstas para uma próxima etapa.
O estado, vem trabalhando na questão da estiagem e dos danos causados aos municípios desde janeiro, quando a Secretaria da estabeleceu um grupo para acompanhar os efeitos da situação. Em março, o governador e o secretário Covatti Filho se reuniram com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para apresentar demandas do agronegócio para atenuar os efeitos da seca.
Desde então, ações estão sendo tomadas pelo secretário Covatti Filho, para auxiliar os produtores rurais. Entre elas, a edição de duas resoluções prorrogando parcelas de contratos vigentes do Fundo de Terras do Estado do Rio Grande do Sul (Funterra) e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), a perfuração de poços em diversas regiões, a prorrogação do prazo para entidades encaminharem projetos ao Programa de Sementes Forrageiras e a criação da Câmara Temática de Irrigação. Outra medida mais recente foi o aumento no subsídio do Programa Troca-Troca safra 2019-2020 e anistia para a Safrinha.

Por: Paul da Rosa
Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário: