Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Escola Municipal Muriam P. de Lima inicia suas atividades do ano letivo de 2019

Compartilhe:
ESCOLA MURIAN PIOVEZAN DE LIMA

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Muriam Piovezan de Lima, neste ano de 2019 atende 51 alunos de 6º ano, distribuídos em três turmas; 52 alunos de 7º ano, divididos em 3 turmas; 38 alunos de 8º ano, distribuídos em 2 turmas e 23 alunos de Educação de Jovens e Adultos – EJA, totalizando 164, em 9 turmas e 3 turnos de funcionamento.
Estes alunos são atendidos por um grupo de 13 excelentes professores, comprometidos com a missão de educar e ensinar, comprometidos com a construção de uma sociedade melhor. No nosso grupo de trabalho contamos também com uma professora de sala de recursos que atende alunos portadores de alguma deficiência ou transtorno, temos três serventes que cuidam da limpeza e da alimentação e um funcionário compartilhado com a Escola Itacyr, que cuida da limpeza da quadra poliesportiva, do pátio, da horta escolar, enfim, é o zelador de da Escola.
Neste ano iniciamos nossas atividades com a realização de formação para as serventes sobre boas práticas na manipulação de alimentos, primeiros socorros e prevenção contra incêndios. A formação de boas práticas também foi disponibilizada aos conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar. A formação de primeiros socorros e prevenção contra incêndios também foi feita pelas diretoras das escolas municipais e pelos professores da rede municipal. O corpo docente também teve formação sobre inclusão.
O foco da Escola Muriam é a aprendizagem do aluno, onde os professores trabalharão, pelo segundo ano consecutivo, com o Sistema Aprende Brasil da Editora Positivo, almejando sempre a qualidade do ensino.
A Escola também aderiu ao Programa do Ministério da Educação “Escola do Adolescente”, que visa implementar uma nova proposta para o ensino das séries finais do ensino fundamental.
Também participaremos, com as demais escolas da rede municipal, do Projeto ConheSER – 5ª fase, que desenvolverá neste ano o Projeto “Comida de verdade no campo e na cidade”, que visa estimular a prática de novos hábitos alimentares e valorização da culinária local, além de dar continuidade às ações já desenvolvidas do projeto: compostagem, horta escolar, captação da água da chuva e visitas a pontos produtivos da economia municipal e turísticos que propiciem situações de aprendizagem.
Todos os nossos alunos são especiais, mas nesta reportagem quero destacar um aluno em especial. Aluno este que considero um exemplo. Todos somos exemplos uns para os outros de alguma forma, mas este aluno é exemplo de aluno dedicado, exemplo de superação, exemplo de persistência, exemplo de resiliência.
Nosso aluno Wellinton Gross é portador de uma doença rara chamada “osteogênese imperfeita”, também conhecida como “ossos de vidro” ou “ossos de cristal”. A principal característica desta doença é a fragilidade dos ossos que quebram com enorme facilidade. Wellinton já sofreu 98 fraturas e já realizou 12 cirurgias.
Neste início de ano Wellinton foi submetido a sua 12ª cirurgia e está impossibilitado de estar na escola com seus colegas, seus professores, enfim conosco.
Então o que fazer para que Wellinton possa estudar?
A mãe, que dá dedicação exclusiva ao filho, entrou em contato conosco e decidimos que ela levaria o material (a apostila) do Sistema Aprende Brasil e ela e Wellinton iriam estudando para que ele não se atrasasse no conteúdo.
Nós, enquanto escola, mobilizamos os professores para que cada um em sua disciplina fosse até a casa de Wellinton, a cada 15/20 dias para tirar as dúvidas, explicar a matéria e as atividades para ele. A Secretaria de Educação cuida do transporte dos professores.
E assim, num trabalho conjunto “aluno dedicadíssimo, mãe/pai amorosos e esforçados, professores desprendidos e comprometidos, coordenação (SMEC) incentivadora e apoiadora”, estamos conseguindo com que Wellinton prossiga superando os desafios impostos a ele pela vida.
Wellinton tem dois sonhos: o de ser médico para ajudar as pessoas e tratar sua própria doença e o de ser técnico em informática, pois a tecnologia o ajuda muito na comunicação com seus amigos, colegas, professores e familiares já que tem limitações para estar com eles, e o ajuda nos estudos, pois fica estudando e pesquisando na internet para acompanhar a turma.
O material do Sistema Aprende Brasil também facilita o estudo de Wellinton e o trabalho dos professores.
Vivemos tempos bastante difíceis e conturbados, onde alunos e pessoas consideradas “normais” queixam-se e lamentam-se quase o tempo todo, cometem verdadeiras atrocidades, nós da Escola Muriam, queremos compartilhar o exemplo de Wellinton para que todos possamos nos espelhar.
A educação é o poder transformador. Já dizia Nelson Mandela, prêmio Nobel da Paz: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”.
Tenho muito orgulho de conhecer e fazer parte da vida de Wellinton, muito orgulho de conhecer e ver o exemplo da mãe amorosa dele, muito orgulho do desprendimento e comprometimento dos professores da nossa escola, muito orgulho da nossa coordenação que abraça conosco nossos desafios. Enfim muito orgulho de fazer educação.
Temos muitos e grandes desafios e expectativas para este ano letivo, mas sempre manteremos o foco de melhorar a qualidade do ensino, fazendo com que nossos alunos aprendam sempre mais e melhor.
Conclamamos todos os pais para que também abracem a educação e formação de seus filhos conosco e agradeço a parceria, o apoio e companheirismo do poder executivo, da SMEC, professores, serventes, zelador, alunos e seus pais e desejo a todos nós um ano letivo de muita superação e sucesso.

Prof. Marisa Biesek
E.M.E.F.Prof. Muriam P. de Lima

Deixe seu comentário: