Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

FETAG-RS realiza reunião com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, sobre o Programa Avançar na Agricultura

Compartilhe:
fetag

 

A reunião foi realizada na terça-feira, 25 de janeiro. Os recursos do Programa  Avançar do estado do Rio Grande do Sul, destinados a Secretaria da Agricultura, serão destinados a programas de captação e armazenagem de Água. O Estado pretende viabilizar a construção de açudes e cisternas até o mês de junho de 2022, visando o aproveitamento do período de chuvas.

 

Para viabilizar o avanço do programa a primeira medida foi a manifestação de interesse das prefeituras, que ocorreu até o dia 24 de janeiro. A urgência na efetivação se deve ao convênio de recuperação fiscal que deve ser firmado nas próximas semanas, pois, entre a assinatura e a homologação do mesmo, o Estado ficará impedido de firmar novos convênios. Todavia, a seleção dos beneficiários se dará nos próximos meses através dos conselhos agropecuários de cada município.

 

 

Açudes:

-Construção de 10 açudes por município (total 4970 açudes);

-Convênio com repasse de recurso aos 497 municípios do RS (R$ 9.000,00 por açude em horas maquina);

-Escolha  dos  beneficiários  será  através  do  Conselho Agropecuário, processo ao qual o STR deve participar;

-Elaboração dos projetos será feita pela EMATER;

 

 

Cisternas:

-Construção de 500 Cisternas de cimento (4 cm de espessura) dupladas, com capacidade total de armazenamento de 30 mil litros;

-Público Alvo: Produtores de leite, aves e suínas.

-Contrapartida  do  Agricultor:  Área  de  telhado,  calhas  e encanamento até a cisterna;

-Escolha  dos  beneficiários  será  através  do  Conselho agropecuário, processo ao qual o STR deve participar;

 

 

Poços:

-Construção de 1 poço por município (497);

-Estado proporciona estrutura completa  perfuração, bomba, quadro de comandos, caixa d’agua com torre e base e outorga d’água;

-Contrapartida do município: Viabilizar a rede de distribuição aos agricultores;

-Escolha do local será técnica através de estudo geológico, de acordo com a viabilidade do local.

* Para a escolha dos beneficiários para construção de açudes e cisternas os Sindicatos devem estar articulando junto as demais entidades (Emater, Secretaria da Agricultura e demais) do Conselho Agropecuário do seu município.

 

 

PROGRAMA TROCA TROCA

-Anistia aos beneficiários do Programa Troca Troca  de Milho e Forrageiras 2021 em municípios com decreto de emergência. Orçamento de 18 milhões de reais para o milho e 10 milhões para o Forrageiras, já foi solicitado, para posterior publicação do decreto.

 

 

CRÉDITO EMERGENCIAL e BOLSA ESTIAGEM

Governo Estadual está analisando linha de crédito emergencial com valor de R$ 10.000,00 e 5 anos de prazo para pagamento aos agricultores atingidos pela estiagem, a linha será operacionalizada pelo Banrisul e o pagamento de juros de responsabilidade do estado. Além do crédito a FETAG-RS reforçou o pedido de implementação de um auxílio (bolsa estiagem) para os produtores mais fragilizados, que não tem acesso ao crédito.

 

 

 

MÁQUINAS PARA ESTRADAS E ACESSOS NO MEIO RURAL

Está em andamento a licitação de 15 kits com 5 equipamentos (retroescavadeira, moto niveladora, caminhão caçamba, escavadeira hidráulica e rolo compressor), destinados as associações dos municípios para uso exclusivo na melhoria e construção de estradas e acessos no meio rural.

 

 

Por: Paul da Rosa

Fonte: Rádio Club FM 96.7/Ascom FETAG

 

Deixe seu comentário:

Últimas notícias