Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Jovens alistados em 2022, em Machadinho, foram dispensados do Serviço Militar do Exército Brasileiro

Compartilhe:
WhatsApp Image 2023-03-01 at 13.57.24 (1)

Os jovens que se alistaram em 2022, na Junta do Exército Brasileiro de Machadinho, foram dispensados do serviço militar. Segundo Douglas da Silva, Secretário da Junta, como o município tornou-se tributário em 2022, os jovens poderiam prestar o serviço, porém, os cerca de 15 jovens foram liberados.

O Exército, optou por municípios que ficam, em termos de distância, mais perto do quartel. Não apenas, os jovens de Machadinho foram liberados, mas também, os de Marcelino Ramos, Aratiba, Erebango, Gaurama e São Valentim, que também tornaram-se tributários.

(Município Tributário – Município considerado, pelo Plano Geral de Convocação Anual, contribuinte à convocação para o Serviço Militar inicial. Município não tributário – Município considerado, pelo Plano Geral de Convocação anual, como não contribuinte à convocação para o Serviço Militar inicial).

Machadinho, continua tributário neste ano de 2023. De maneira geral, jovens brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos em 2023, devem se alistar para o Serviço Militar. As inscrições estão abertas desde 1º de janeiro e terminam em 30 de junho. O alistamento militar é obrigatório e caso não seja realizado, você fica em débito com o Serviço Militar, não podendo realizar algumas atividades importantes, além de pagar uma multa. O alistamento militar pode ser feito de maneira online pelo site oficial ou presencialmente na Junta de Serviço Militar.

WhatsApp Image 2023-03-01 at 13.57.24 (1)
Como fazer o alistamento online
Para se alistar de forma online: Acesse o site do Alistamento Militar. Clique em “Quero me alistar”. Selecione a categoria em que você se enquadra: Caso selecione “Alistamento militar”, você será redirecionado para realizar o login com a conta Gov.br ou se cadastrar na plataforma. Acesse a página de serviços do site de alistamento e selecione “Alistamento Online”. Preencha o formulário e confirme as informações. É importante guardar o registro de alistamento (RA) para acompanhar o processo.

Documentos necessários
Para realizar o alistamento, tanto presencial quanto online, é necessário ter em mãos os seguintes documentos: documento oficial com foto (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; ou outro documento público); comprovante de residência ou declaração assinada; a certidão de nascimento ou, no caso de brasileiro naturalizado, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente).

Como acompanhar o processo
Para acompanhar o processo e saber se você foi selecionado ou dispensado: Acesse o site do Alistamento Militar (https://alistamento.eb.mil.br/). Clique em “Já me alistei”. Em seguida, clique em “Acompanhar Alistamento”. Acesse sua conta no portal Gov.br. Irá aparecer qual é a sua situação no processo, se foi dispensado ou passou para as próximas etapas.

Etapas do alistamento militar
Após a inscrição, você poderá seguir para a seleção geral, na qual passará por exames médicos e físicos, além de testes de conhecimentos gerais e psicológicos, e entrevista; ou será dispensado ou considerado excesso de contingente.

Juramento à bandeira, se dispensado
Se você foi dispensado ou considerado excesso de contingente, seu próximo passo é pagar uma taxa de R$ 5,65 e realizar o juramento à bandeira nacional de forma presencial. Feito isso, você receberá o certificado em cerimônia cívica apropriada. A documentação necessária para essa etapa é: carteira de identidade e comprovante de pagamento da taxa militar.

Seleção geral
Caso tenha sido selecionado para a seleção geral, você receberá um email ou SMS com a data, hora e local de onde deverá comparecer para seguir o processo. Se o alistamento foi realizado de forma presencial, o local de apresentação será informado pelo servidor público que prestou o atendimento.

Seleção complementar
Se declarado apto na seleção anterior, você deverá participar da seleção complementar, comparecendo na organização designada (Marinha, Exército ou Aeronáutica) na data e hora prevista.

Incorporação
Caso tenha sido aprovado em todas as etapas anteriores, você será incluído em uma organização militar da ativa das Forças Armadas. O serviço militar inicial dos incorporados tem duração de 12 meses, podendo ser reduzido ou dilatado.

Em débito com o Serviço Militar
Lembrando que aqueles que não cumprirem o dever com o Serviço Militar não poderão realizar algumas atividades. São elas: obter passaporte ou prorrogar sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer instituição de ensino; obter carteira profissional; inscrever-se em concurso público; exercer qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios, ou, Municípios.

Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário: