Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue

Compartilhe:
junho 1

junho 1

O dia Mundial do Doador de Sangue, é comemorado anualmente no dia 14 de junho. Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Segundo Alexandra Mazzoca, Coordenadora de Captação de Doadores, do Hemopasso de Passo Fundo, devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano.

Neste mês de Junho, chama-se a atenção para a campanha Junho Vermelho, com destaque para a importância dessa ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura. É essencial, enfatizar que, uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas.

Alexandra, explica que a campanha é fundamental para reforçar na sociedade a importância da doação. É uma forma de sensibilizar as pessoas, além de estimular quem já doou em algum momento a se lembrar da importância de retornar com as doações.

Não existe nenhum substituto para o sangue, e sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias, acontecem diversas situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, queimaduras, entre outras situações, assim, como pacientes acometidos por leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento.

Quem pode doar
A princípio, os voluntários a doação de sangue, passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação, pois devem estar em boas condições de saúde.
Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar como voluntário, porém a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização.

Onde doar
O interessado em doar sangue deve ir até um hemocentro, apresentar um documento oficial com foto.
Ouça as orientações com Alexandra Mazzoca, Coordenadora de Captação de Doadores, do Hemopasso de Passo Fundo:

junho 2

Por: Paul da Rosa
Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário:

Últimas notícias