Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Lives sobre Saúde da Mulher abordam temas para além do sistema reprodutivo

Compartilhe:
080323 SAÚDE

Com uma série de lives semanais, nas quintas-feiras de março, e em alusão ao Dia Internacional da Mulher, no dia 8, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) propõe uma reflexão sobre a importância da integralidade da saúde da mulher para além do sistema reprodutivo.

A iniciativa é resultado de parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) no Projeto Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas (RITEs/FAPERGS). Todas as transmissões serão às quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, pelo canal do Youtube da UNISC , ao vivo.

A primeira live com o tema: A situação do câncer e a qualificação da coleta do exame citopatológico em mulheres lésbicas, será transmitida nesta quinta-feira (9), às 13h30. A abertura será feita pela secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, que também fará a apresentação do Observatório do Câncer RS, parceria com o TelessaúdeRS – UFRGS. Já o diretor do Departamento Diversidade e Inclusão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Daniel Silva Morethson, abordará o tema Almas femininas, mulheres diversas, sobre mulheres trans, travestis e lésbicas. Para encerrar a live do dia, a enfermeira Pâmela Soares falará sobre a Qualificação da coleta do exame citopatológico em mulheres lésbicas.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Ciclos de Vida do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) da Saúde, Gisleine Silva, a escolha dos temas levou em consideração a importância de um cuidado que vai além do período reprodutivo e que compreende as mulheres como cidadãs diversas e plenas de direitos. “Isso demanda um sistema de saúde organizado por meio de linhas de cuidado e redes de serviços que atendam às mulheres em seus diferentes ciclos de vida, articulando-os, de forma a não invisibilizar suas diferentes especificidades ou necessidades em saúde e que promova o cuidado sem discriminações e pré-conceitos”, completa.

Atenção à saúde da mulher

A atenção à saúde da mulher na SES é desenvolvida a partir dos eixos: saúde sexual, considerando a identidade de gênero, sexualidade, diversidade, prevenção e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e as doenças ginecológicas, planejamento sexual e reprodutivo; saúde reprodutiva, com ênfase na melhoria da atenção obstétrica, na atenção à mulher no período puerperal (o que inclui o planejamento sexual e reprodutivo), e na atenção ao abortamento; atenção ao câncer de mama e colo do útero; e o enfrentamento à violência doméstica, violência sexual e todos os tipos de violência contra a mulher.

Programação

Dia 9 de março – 13h30
Situação do Câncer – qualificação da coleta do exame citopatológico em mulheres lésbicas.

Dia 16 de março – 13h30
Saúde da Mulher Idosa – o cuidado em saúde para a mulher em processo de envelhecimento.

Dia 23 de março – 13h30
Saúde Prisional – o acesso à saúde para as mulheres privadas de liberdade no sistema prisional. Lançamento de Cartilha.

Dia 30 de março – 13h30
Planejamento Sexual e Reprodutivo na Atenção Primária à Saúde (APS).
Planejamento sexual e reprodutivo abordando a inserção do Dispositivo Intra Uterino (DIU).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – SES/RS

Deixe seu comentário:

Últimas notícias