Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Nutrialfa conquista selo ‘Alimento Seguro’

Compartilhe:
coperalfa

O consumidor das rações da Cooperalfa está ainda mais tranquilo, com relação a qualidade do alimento fornecido aos animais.
coperalfa
A Fábrica de Rações Nutrialfa de Quilombo conquistou o selo de Gestão do Alimento Seguro, o GAS+2. “Esta certificação demonstra que estamos no caminho certo, produzindo um alimento seguro aos animais e consequentemente maior tranquilidade ao produtor”, declarou o presidente Romeo Bet.

A Nutrialfa de Quilombo, oeste catarinense, que processa mensalmente 18 mil toneladas de rações fareladas para suínos, foi inaugurada em dezembro de 2004 e o caminho para a conquista da certificação iniciou com as boas práticas de fabricação, o BPF, já no primeiro ano de funcionamento.

O gerente da fábrica, Vanderlei Bison, recorda que o início do processo para a conquista deste selo tem muitos anos. Segundo ele, não é algo que se consegue do dia para a noite. Depende muito de engajamento e foco da equipe nos controles. Ele explica que na chegada da matéria-prima à fábrica, o caminhão passa por um checklist, onde é coletada amostragem que vai pro laboratório para análise e só então o caminhão é liberado para descarregar, se estiver dentro da conformidade. Na saída, de posse de NF, o caminhão lacrado segue até a granja consumidora. “Tudo isso, para a segurança do produtor”, salientou o gerente Bison.

Em janeiro de 2021, motivados pelo SOMA, o programa de participação nos resultados da Cooperalfa e a necessidade de melhoria contínua nos processos, os 46 colaboradores da fábrica implantaram o APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, um sistema de gestão da segurança dos alimentos, reconhecido mundialmente, que levou a conquista do selo GAS+2.

A coordenadora de qualidade das fábricas de rações Nutrialfa, Karina Silva, explica que desde a implantação do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, foram quase dois anos de muito trabalho e dedicação de toda a equipe de colaboradores. Nesse período, em parceria com a empresa de consultoria Certifee, foram realizados vários treinamentos de conscientização e disseminação da cultura de segurança dos alimentos. Para Karina, sem a contribuição de cada um da equipe, essa conquista não teria sido possível. “Muito obrigada a todos, que se dedicaram e são merecedores desse reconhecimento”, declarou.

Foi em novembro de 2022

Dias 24 e 25 de novembro de 2022, após auditoria realizada pela empresa Certifee, finalmente a fábrica de rações Nutrialfa de Quilombo conquistou o selo de Gestão do Alimento Seguro, o GAS+2. O gerente das Rações Nutrialfa, Gláucio Surdi, reconhece que sem o comprometimento da equipe, este SELO não seria conquistado. Ele também destaca que todas as conquistas, incluindo as Instruções Normativas, Boas Práticas de Fabricação, o APPCC e a certificação na Gestão do Alimento Seguro conferem à Nutrialfa o status de “empresa que produz alimento seguro”. “As rações com o selo GAS+2 proporcionam melhores níveis nutricionais para o rebanho e elimina riscos de contaminações por resíduos de medicamentos”, declarou Surdi.

O status conquistado pela Nutrialfa garante a construção da confiança, pela oferta de produtos que atendem a preferência do consumidor e também às exigências referentes à segurança alimentar, assuntos regulatórios e qualidade. E nesse caso os consumidores são os produtores de suínos da integração Aurora. O zootecnista, Rafael Baggio, que presta suporte técnico ao sistema APPCC, disse que animais alimentados com “alimento seguro” tem maior probabilidade de apresentar bom desempenho de índices zootécnicos, aliado a temperatura e manejo adequados. “Além de eliminar riscos de contaminações”.

Assessoria de Imprensa Cooperalfa

Deixe seu comentário:

Últimas notícias