Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O que é o Cursilho da Igreja Católica? Grupo de Cursilhistas de Machadinho participou da edição 2022, no mês de junho

Compartilhe:
WhatsApp Image 2022-08-03 at 13.37.16 (1)

De acordo com o site MCC (Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil), o Cursilho é uma palavra espanhola, que quer dizer “pequeno curso”, de pouca duração. Teve origem na Espanha, por meio de um grupo de jovens pertencentes à juventude de ação católica espanhola (JACE), da Diocese de Palma de Maiorca – Ilha de Maiorca, em agosto de 1948. O Movimento se espalhou por toda a Espanha, propagando-se por todo o mundo.

A reportagem do Jornal Folha da Club, conversou com o casal, Ilmo Tonon e Sirlei Terezinha Borba Tonon, que participam do Cursilho com o grupo de Machadinho, desde 1989. Eles explicaram, que o Movimento de Cursilhos de Cristandade, iniciou no Brasil em 1962, em Valinhos, SP, diocese de Campinas. Nos dias atuais, se estende por todos os estados brasileiros. Tem sua sede em São Paulo e é uma entidade eclesiástica, religiosa de fiéis católicos, constituída por tempo indeterminado e que não tem fins lucrativos, com a vigilância da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Ele acontece em nível nacional e em nível regional. Neste ano de 2022, aconteceu o 62º (sexagésimo segundo) Cursilho de homens e mulheres, do qual, Machadinho participou no mês de junho.

Em Machadinho, teve início no ano de 1976. Foi o 4º Cursilho da Diocese de Vacaria e os primeiros cursilhistas de nossa Paróquia foram: Padre Nicasio (Pároco na época) e Arcangelo Grison, Archimino Rebesquini, Silvestre Rugini, Alexandre Girardi, Osvaldo Luiz Vecchi e suas respectivas esposas.

Muitos, pensam e até falam (sem conhecimento de causa) que o Cursilho é para a elite, ricos, ou, grupo político e isto não procede. O Cursilho é constituído por seguidores de Jesus e quem não conhece Jesus, tente conhece-lo, para perceber as transformações que acontecerão em sua vida. O cursilho é formado por pessoas humildes e religiosas. É uma experiência de fé, de transformação pessoal e religiosa. É um retiro anual; que acontece em três dias, em dois finais de semana. Machadinho, participa através da Diocese de Vacaria. As pessoas, entram no retiro na sexta-feira à noite e saem no domingo à noite. Participam homens e mulheres, casados e solteiros (Também tem Cursilho para jovens). No primeiro final de semana é o retiro dos homens e no segundo, das mulheres. O Cursilho é feito para pessoas cristãs e que possuem fé na sua vivência, inquietas e ansiosas para transformar-se e transformar o mundo na linha da solidariedade e da justiça. É esse o momento que perpassa o encontro de cada pessoa consigo mesma, com Cristo e com a comunidade, onde cada indivíduo tem a oportunidade de refletir sobre sua maneira de ser, suas limitações e qualidades, e reconhece o espaço a ser preenchido por Deus.

Por: Paul da Rosa
Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário: