Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O TAMANHO DO ALÍVIO QUE A CHUVA VAI TRAZER NESTA SEMANA

Compartilhe:
mapa 2

Rio Grande do Sul terá sequência de dias com registro de chuva que vai aliviar a estiagem em parte do território gaúcho.

A semana que começa trará a tão desejada chuva para todo o Rio Grande do Sul, entretanto nem todos comemorarão porque os volumes vão variar enormemente de um ponto para outro. Haverá locais em que a chuva virá com altos acumulados e trará um significativo alívio, mas em diferentes pontos os volumes devem ser baixos com pouco benefício. Será uma verdadeira loteria da chuva, no sentido de que propriedades dentro de um mesmo município ou região podem ter muita ou pouca chuva, tal a variabilidade de volumes que se projeta. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva do modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias, até 21h de terça-feira. Observa-se a tendência de em alguns pontos isolados no intervalo de 72 horas chover bastante com registros tão altos quanto 100 mm a 150 mm, mas em muitas áreas os acumulados não superam 15 mm ou 20 mm.
mapa 1

Já o mapa abaixo traz a projeção de chuva para cinco dias do modelo meteorológico alemão Icon, igualmente disponível ao assinante e com quatro atualizações diárias. De acordo com este modelo, a maior parte do Rio Grande do Sul deve ter chuva acima de 20 mm ou 30 mm com áreas de 50 mm a 100 mm.
mapa 2

O que se enxerga a partir das duas projeções é que haverá chuva generalizada, todas as áreas do Estado devem ter precipitações, que em vários pontos a chuva vai trazer alívio médio ou significativo para o déficit hídrico, e que as precipitações não serão suficientemente bem distribuídas para proporcionar uma melhora expressiva do quadro em todo o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, da mesma forma, haverá uma grande variabilidade dos volumes.

Apesar de o sol aparecer no decorrer da segunda em diversas áreas e com calor, a nebulosidade aumenta e chove na maior parte do Estado até o fim do dia. Já de manhã em alguns locais e em mais pontos da tarde para a noite. Pontos isolados podem ter chuva forte a intensa com risco de temporais localizados de vento e granizo.

Na terça-feira, a chuva atinge a maior parte do território gaúcho entre a madrugada e de manhã, mas no decorrer do dia a instabilidade começa a se afastar para o oceano. Por isso, pontos mais ao Sul e o Leste gaúcho podem ter chuva mesmo até o final do dia enquanto a partir da Metade Oeste o tempo começa a melhorar com o sol aparecendo em diversas áreas. Há risco de temporais isolados no Nordeste gaúcho, especialmente entre a Serra e os Aparados. O tempo segue instável ainda na quarta e na quinta em parte do Rio Grande do Sul, contudo as precipitações tendem a atingir menor número de municípios que na segunda e na terça, devendo se concentrar mais em locais das Metade Leste e Norte gaúcha na quarta e mais ao Leste do Estado na quinta.

Fonte: MetSul Meteorologia

Deixe seu comentário:

Últimas notícias