Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Período de poucas chuvas, traz alerta para os machadinhenses economizarem água

Compartilhe:
barragem da corsan machadinho

Há alguns dias, como é do conhecimento da comunidade machadinhense, a CORSAN, solicitou para que os munícipes economizassem água, em virtude do nível da Barragem de Captação, que fica localizada nas proximidades do Termas de Machadinho, ter apresentado um baixo nível de água, o que poderia comprometer o abastecimento.
Nesta semana, entramos em contato e a CORSAN, informou que atualmente, a barragem está com um volume de água considerado satisfatório. Porém, é necessário que a comunidade continue economizando, pois, as previsões continuam indicando chuvas mal distribuídas.
barragem da corsan machadinho
Saber como economizar água, é importante tanto para evitar a escassez quanto para reduzir a conta.
Além do custo no seu bolso, é importante saber que a água é um recurso cada vez mais escasso no planeta. Por isso, a economia deve fazer parte da rotina de toda família. Nem sempre basta apenas tomar banhos mais rápidos. Existem diversas formas eficientes de economizar.
De modo geral, vivemos em uma sociedade com hábitos de consumo muito acentuados e que alcançam uma expressividade cada vez mais considerável. Nesse sentido, qualquer medida tomada para inverter essa tendência é relevante.
Pensando na água, ela é usada no nosso dia a dia para o consumo e o preparo de alimentos. O recurso também é utilizado para o banho, a limpeza, entre outras atividades. Antes de chegar até nós, ela deve ser tratada para garantir sua potabilidade.
Os recursos hídricos, são fundamentais para a humanidade, e a preocupação com seu uso correto deve ser constante.
Apesar de cerca de 70% do planeta ser coberto pela água dos oceanos, apenas cerca de 2% dela é água potável. Portanto, a forma como usamos a água em casa precisa ser repensada, visto que se trata de um importante recurso que pode faltar em um futuro próximo.
É fundamental, que a população faça sua parte em busca da sustentabilidade. A economia de água não apenas preserva o ambiente, mas também reflete em economia financeira, já que a conta tende a ficar menor.
Vale lembrar, ainda, que a água que chega à nossa casa tem um custo de captação, tratamento e distribuição. Quanto mais desperdiçamos os recursos hídricos, mais caros os processos ficam, aumentando os custos, para todos.
O desperdício, é uma despesa extra ou desnecessária, uma perda (pequena ou considerável) ou um esbanjamento. Isso pode fazer com que gastemos mais dinheiro. Assim, é necessário existir um equilíbrio nos gastos para evitar problemas.
O desperdício de água pode ser evitado de diversas maneiras e não precisa ser entendido como algo complicado. Contudo, é imprescindível que toda a família esteja empenhada em consumir de forma consciente para que os resultados sejam percebidos.

Como ensinar as crianças a evitar o desperdício?
O uso racional da água é um dever de todos, inclusive das crianças. Então, ensinar os pequenos a consumir de maneira consciente é essencial para incentivar o consumo responsável. Para isso, é importante dar bons exemplos todos os dias e incentivar mudanças de atitude dentro de casa.
Uma dica é explicar para a criança que a água é um recurso fundamental para o planeta. Elas devem entender que a vida e o bem-estar dos seres humanos, das plantas, dos animais e de todos os seres vivos dependem diretamente desse líquido tão essencial.
Para ensinar os pequenos a não desperdiçar água, é importante frisar que cada um de nós precisa fazer a sua parte com atitudes simples no dia a dia. Bons exemplos são o hábito de tomar banhos mais rápidos ou escovar os dentes com a torneira fechada.

Armazene a água da chuva
A água da chuva não é considerada potável e apta para o consumo, mas pode ser muito bem aproveitada em algumas tarefas domésticas. Use bacias, baldes ou tonéis para armazená-la. Depois, você pode utilizá-la para limpar a casa, regar as plantas, lavar o carro etc.

Feche as torneiras
Na hora de lavar as mãos, escovar os dentes ou se barbear, é muito importante manter a torneira fechada. Só abra quando você realmente for precisar da água. Essa atitude simples pode evitar um grande desperdício ao longo do tempo.

Verifique vazamentos
É sempre importante verificar se seu chuveiro, vaso sanitário, tanque ou torneiras apresentam vazamentos. Por menores que possam parecer, como no caso do gotejamento das torneiras, ao longo dos meses, o valor desperdiçado pode ser considerável. Além disso, alguns vazamentos internos podem ser difíceis de detectar. Nesses casos, é importante contar com a avaliação de um profissional.

Cuide da piscina
Quem tem piscina em casa deve evitar fazer trocas frequentes da água. Você pode aprender a fazer a limpeza correta para evitar o descarte de todo o volume do líquido. Muitas vezes, o uso de produtos adequados é suficiente para preservar a água e mantê-la limpa por mais tempo.

Use a vassoura na calçada
Não há necessidade de utilizar a mangueira para lavar a calçada, pois essa atividade tem um grande consumo de água.

Lave o carro com balde
Da mesma forma que não é necessário utilizar a mangueira para lavar a calçada, o mesmo vale para o carro. Usar o balde nessa atividade é simples e, com organização, o processo de limpeza pode ser rápido e eficiente.

Limpe antes de lavar
Antes de lavar a louça, é importante limpar bem pratos, talheres e panelas, retirando o excesso de alimentos antes de abrir a torneira. Caso tenha máquina de lavar louças, procure ligar o eletrodoméstico apenas quando estiver cheio.

Tenha atenção à caixa-d’água
Ao encher a caixa-d’água, não a deixe transbordar e mantenha-a fechada para evitar evaporação. Além disso, faça manutenções periódicas para evitar gastos desnecessários. Com o consumo moderado, as chances de ela durar mais são maiores.

Use regador
Independentemente de você ter um quintal com diversos vasos, um jardim ou apenas algumas plantas, prefira usar o regador no lugar da mangueira. Dessa forma, a água vai diretamente para o local correto.
Procure conscientizar seus familiares e amigos e mostrar a importância da economia tanto para o orçamento quanto para a preservação do meio ambiente!

Fonte: Rádio club FM 96.7

Deixe seu comentário: