Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Planejamento é essencial para produção de um bom feno, afirma Leimar Rufatto

Compartilhe:
Planejamento é essencial para produção de um bom feno

A confecção de feno vem ganhando destaque entre serviços prestados pela Secretaria de Agricultura de Machadinho, porém para que o produto traga melhor resultados aos produtores rurais é necessário um bom planejamento. É o que afirma Leimar Rufatto, operador do equipamento utilizado para prestação desse serviço nas propriedades rurais.
“A gente sempre passa essa orientação para que todos os produtores que tenham interesse de fazer o feno programem uma área de sua propriedade para fazer a fenação. Que ele (produtor) busque os técnicos da Secretaria de Agricultura para que vão olhar e vão orientar pela questão do terreno porque a gente vê que as propriedades que conseguem mais lucro são as que já tiveram um manejo e um cuidado”, destaca Leimar.
A implantação das cultivares que serão posteriormente utilizadas na confecção do feno devem acontecer em terrenos bem nivelados. Desta forma, o corte das plantas é mais eficaz e também o manejo das pastagens enquanto se desenvolvem é mais eficiente.
O secretário de agricultura Renato Darci de Oliveira também destaca a necessidade de buscar informações com a equipe da secretaria já que as máquinas da prefeitura não serão colocadas para executar os serviços em locais inadequados. “A gente pede para todos os produtores que façam um projeto e tenham cuidado em deixar uma área adequada para isso. Se a gente for olhar a área e ver que não tem viabilidade de a máquina ir lá porque vai quebrar, porque tem pedra ou porque tem muito desnível na terra, a gente não vai fazer. Não deixem ficar pronto para depois virem procurar”, alerta Renato.
Outro cuidado que deve ser tomado pelos produtores é o agendamento prévio junto à Secretara Municipal de Agricultura. “A gente trabalha por ordem de agendamento e o corte é feito por estágio da planta”, esclarece Lucas Grassmann, colaborador da Secretaria de Agricultura.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias