Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Polícia Federal deflagra Operação Menés para reprimir violência na Terra Indígena Cacique Doble

Compartilhe:
010323 CACIQUE

A ação mobiliza 180 policiais federais e da Brigada Militar para o cumprimento de 6 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão na TI em Cacique Doble e no município de São José do Ouro.

As investigações tiveram início a partir de tentativas de homicídio ocorridas na comunidade indígena em agosto de 2022. Conforme apurado, no dia 8 de agosto, um grupo ligado ao cacicado promovia retaliações e agressões contra opositores, momento em que um sobrinho do cacique foi atingido na perna por disparo de arma de fogo, provavelmente por um dos rivais.

A partir desse evento, teve início uma série de ações de extrema violência perpetradas pela liderança da TI e seus apoiadores contra o grupo adversário, com indígenas tendo casas apedrejadas e sendo expulsos de suas residências, encarceramento de opositores e ataques com arma de fogo que resultaram em três índios baleados e hospitalizados.
Posteriormente, outros três indígenas foram capturados, agredidos e aprisionados.

Desde então, vários indígenas considerados de oposição ao cacique vêm sendo perseguidos, capturados e castigados, com o objetivo de não prestarem depoimento à justiça.

A Polícia Federal realizou levantamento de local de crime e uma série de diligências que confirmam as práticas delitivas e indicam a permanente perseguição aos opositores do cacique e o elevado risco de novos conflitos violentos.

Além das medidas judiciais investigativas, são realizadas diligências para realizar a prisão de foragidos da justiça envolvidos em outros delitos que estariam escondidos na referida comunidade e na Terra Indígena Passo Grande do Rio Forquilha, no mesmo município.

A prisão e responsabilização dos suspeitos dos atos criminosos pretende cessar o risco de agravamento da violência e propiciar condições de apaziguamento e unificação das lideranças da parte alta e da parte baixa da Terra Indígena, que compõem, na realidade, a mesma comunidade.

Nome da Operação

Menés, considerado o primeiro dos Faraós, rei do Alto Egito, foi responsável pela unificação dos reinos do Vale do rio Nilo – Alto Egito e Baixo Egito – por volta de 3200 a.C. A comparação com o período histórico faz referência a atual cisão existente entre lideranças da “parte baixa” e da “parte alta” da Terra Indígena Cacique Doble, geradora do conflito que ocasionou as quatro tentativas de homicídio nos dias 18 e 19 de agosto.

Deixe seu comentário: