Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Presença da comunidade na 9ª Conferência Municipal de Saúde foi histórica, afirma Cristiano Schafer

Compartilhe:
Presença da comunidade na 9ª Conferência Municipal de Saúde foi histórica 02

Realizada na última quinta-feira, dia 04 de abril, a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Machadinho apresentou número recorde de participantes. Conforme o secretário de Saúde, Cristiano Shafer, em todo o tempo que presta serviços à Saúde do Município nunca havia visto tamanho público.
“A participação na conferência foi muito acima das expectativas. De todas as conferências que eu participo, desde que sou funcionário da Prefeitura de Machadinho – e já são quinze anos – é a que teve maior público, disparado”, enfatiza Cristiano. “Para nós isso é muito gratificante, perceber que a comunidade está participando e sabendo como funciona a Secretaria de Saúde”, acrescenta.
De acordo com o secretário, um dos temas abordados na conferência foi a alta demanda aos serviços prestados pela Secretaria de Saúde. Isso acontece de forma ampliada pelo aumento constante da população, que procura o município em função do desenvolvimento que vem apresentando. De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Machadinho conta com aproximadamente 5400 habitantes, enquanto levantamento recente, feito com base em dados apresentados pelas agentes comunitárias de saúde, aponta que esse número, em janeiro alcançava 6.591.
Para o prefeito Alcir Grison, os dados apresentados na Conferência Municipal de Saúde demonstram que o Município investe pesado em saúde pública, porém os valores poderiam ser diminuídos com mais investimentos em prevenção. “O Município de Machadinho gasta hoje vinte e sete por cento (27%) (em saúde). Talvez se a gente investisse um pouco mais em prevenção poderíamos reduzir esses gastos”, observa, citando o comprometimento e a qualidade dos profissionais que prestam seus serviços na Secretaria de Saúde.
Os trabalhos realizados ao durante a conferência foram coordenados por Simone Reali Zanetti, que assim como o secretário Cristiano, se surpreendeu com o número de machadinhenses presentes. “Vocês estão de parabéns. Foram quase cem pessoas que ouviram atentamente e principalmente, se reuniram em grupos para discutir tudo o que diz respeito à saúde do Município”, comenta. A população também teve oportunidade de apresentar sugestões de ações para serem desenvolvidas pelo poder público municipal.
Presença da comunidade na 9ª Conferência Municipal de Saúde foi histórica 01

Deixe seu comentário: