Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Primavera deverá ter clima favorável para o plantio da safra de verão, aponta previsão do tempo

Compartilhe:
Plantio de rosas, de Fernando Dias Seapdr

Primavera deverá ter clima favorável para o plantio da safra de verão, aponta previsão do tempo. Imagem: Fernando Dias/Seapdr

Plantio de rosas, de Fernando Dias Seapdr

A primavera chega hoje (22/09), às 22h04. De acordo com o meteorologista Flávio Varone, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), mesmo com previsão relativa de frio no começo da primavera e de chuvas irregulares ao longo da estação, as condições serão favoráveis para os trabalhos de plantio da safra de verão.

Não deverá faltar umidade e o calor excessivo deverá ocorrer somente no decorrer de dezembro, quando são esperadas chuvas mais regulares e mais expressivas em todas as regiões.

Previsão para o trimestre: A primavera deverá apresentar nos meses de outubro e novembro valores de precipitação inferiores à média histórica na maioria das regiões, com chuvas mais regulares e próximas da média no decorrer de dezembro.

Há previsão de precipitações irregulares, com períodos de sete a dez dias entre os eventos mais úmidos. O que determina que não são esperados períodos muito prolongados sem condição de chuva, ou seja, durante o próximo trimestre não deverão ocorrer estiagens intensas e extensas em todo Estado.

As temperaturas deverão ficar abaixo da média em outubro, onde as noites e madrugadas serão mais secas e, naturalmente, mais frias, o que ainda pode ocasionar eventos de geadas isoladas no decorrer do mês.

Nos meses de novembro e dezembro a tendência é de aquecimento gradativo em todas as regiões e os valores deverão ficar próximos da normalidade em todo estado, porém não se descarta a ocorrência de períodos mais quentes, com pequenas ondas de calor e valores mais elevados.

Mais informações na página do Simagro: http://www.simagro.rs.gov.br/

Deixe seu comentário: