Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Quem foi São Pedro?

Compartilhe:
sao-pedro

Quem foi São Pedro?
São Pedro (1 a.C.- 67) foi apóstolo e um de primeiros discípulos de Cristo. É considerado o fundador da Igreja Cristã em Roma e o seu primeiro papa. O dia de São Pedro é comemorado em 29 de junho. Ele nasceu na Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão (ou Simeão). Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai.
Os principais relatos da vida de São Pedro são os quatro Evangelhos Canônicos escritos originalmente em grego. Atos dos Apóstolos, Epístolas de Paulo e nas duas Epístolas do próprio Pedro se encontram relatos de sua existência.
André, irmão de João Batista, levou São Pedro para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro Jesus o chamou de Kepha (pedra, em aramaico), Petros em grego. Nessa época de seu encontro com Cristo, Pedro morava em Cafarnaum, com a família de sua mulher.

Discípulo e Apóstolo
Pedro era um dos discípulos mais íntimos de Jesus, dedicando-se a ele com muito zelo. Sua vida também foi marcada por atitudes impulsivas, como quando usou a espada para defender seu mestre.
A posição de Pedro se firmou diante da declaração de Jesus: “Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu” (Mateus 16,18-19).
Após a morte e ressurreição de Jesus, a liderança de Pedro se acentuou, conforme a narração na primeira parte do livro dos Atos dos Apóstolos. Além de presidir a assembleia apostólica que elegeu Matias como substituto de Judas, Pedro fez seu primeiro sermão no dia de Pentecostes, que levou três mil pessoas a receberem o batismo. São Pedro presidiu a primeira comunidade cristã, dirigiu o Concílio de Jerusalém e deu início a um trabalho missionário.
Foi encaminhado a Roma durante o reinado de Nero, onde passou a viver. Ali fundou e presidiu a comunidade cristã, base da Igreja Católica Romana, e por isso segundo a tradição, foi crucificado por ordem de Nero.

sao pedro

Entrega das Chaves a São Pedro (de Perugino)
Sua morte
Segundo a tradição, São Pedro foi morto por ordem de Nero, no ano 67 da Era Cristã. Ele foi crucificado de cabeça para baixo, segundo seu desejo, pois não se considerava digno de morrer como seu mestre.
Documentos autênticos do século IV afirmam que São Paulo teria sido enterrado ao longo da via Triunfal, no local chamado de elevações vaticanas. Sobre a sua sepultura, santo Anacleto, o terceiro bispo de Roma, levantou um santuário que aos poucos se tornou o ponto de encontro dos cristãos.

Crucificação de São Pedro (Caravaggio)
Basílica de São Pedro
Em 316, Constantino, o primeiro imperador cristão, permitiu que o bispo Silvestre I erguesse no mesmo local do santuário erguido na sepultura de São Pedro, que já servira de sepultura para os primeiros bispos (posteriormente chamados de papa), um grande templo cujas obras se prolongaram de 326 a 349. A antiga Basílica de São Pedro foi, depois de muito tempo, danificada e saqueada.

Em 1506, o papa Júlio II iniciou a reconstrução da antiga basílica. A princípio tinha a intenção de preservar o edifício histórico, mas com o novo projeto logo se convenceu em demoli-lo e construir a nova Igreja. O altar original seria preservado. A nova Basílica de São Pedro só foi concluída em 1626.
Oração de São Pedro
“Glorioso apóstolo São Pedro, com suas 7 chaves de ferro eu te peço, eu te rogo, eu te imploro, abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, a minha direita e a minha esquerda. Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais, com as suas 7 chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos. Glorioso São Pedro, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo. Que assim seja. Amém.”

sao pedro 2

Confira a programação dos próximos dias da novena:
Sexta noite – dia 29 de junho (quarta-feira) – dia de São Pedro
Tema: São Pedro, dá-nos a coragem de professar que Jesus é o Messias, o “Filho do Deus vivo” (Mt 16, 16).
Celebrante: Pe. Giovani Momo
Liturgia: Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo
Equipe de liturgia: Quarta-feira e +
Convidados: comunidade Nossa Senhora Aparecida – São Vicente de Paula

Sétima noite – dia 30 de junho (quinta-feira)
Tema: São Pedro, ajuda-nos a vivermos o perdão e o amor como fonte de cura e de salvação.
Celebrante: Diácono Fabrício Ferrari
Liturgia: do dia
Equipe de liturgia: Segundo domingo
Convidados: comunidade São Roque e Presídio Estadual de Erechim

Oitava noite – dia 01 de julho (sexta-feira)
Tema: São Pedro, ajuda-nos a dizer sim ao “vem e segue-me” de Jesus.
Celebrante: Pe. Paulo Caovila
Liturgia: do dia
Equipe de liturgia: Catequese da Iniciação à Vida Cristã
Convidados: comunidades São Francisco e Nossa Senhora do Caravaggio

Nona noite – dia 02 de julho (sábado)
Tema: São Pedro, ajuda-nos a viver em plenitude com o Evangelho.
Celebrante: Monsenhor Agostinho Dors
Liturgia: do dia
Equipe de liturgia: Pastoral do Batismo
Convidados: comunidade São Pedro e Zeladoras de Capelinhas

Festa de São Pedro – dia 03 de julho (domingo)
Tema: São Pedro, ajuda-nos a caminhar juntos e viver em plenitude o Evangelho.
Celebrante: Dom Adimir Antonio Mazali
Liturgia: do dia
Equipe de liturgia: Mista. Coordenador: Ivan
Carreata: Comunidades e padroeiros
Convidados: todas as comunidades, pastorais e movimentos.

Créditos foto capa: Site do Vaticano (vatican.va)
Texto de: Assessoria de comunicação Paróquia São Pedro de Erechim

Deixe seu comentário:

Últimas notícias