Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Secretaria de Saúde desenvolve ação de prevenção contra o vírus HIV

Compartilhe:
Secretaria de Saúde desenvolve ação de prevenção contra o vírus HIV

O tão temido vírus HIV, responsável pela AIDS e que destrói o sistema imunológico do organismo humano, continua sendo uma ameaça à saúde pública. E para diminuir o risco de infecção, a Secretaria de Saúde de Machadinho promoveu ações de orientação no último dia 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.
De acordo com a enfermeira Camila Rosa, o intuito é fazer um alerta às pessoas. “A prevenção sempre é o melhor remédio”, diz. A principal medida de prevenção é conhecida, porém nem sempre é posta em prática. “A única forma de prevenção é o uso de preservativo. Em toda e qualquer relação sexual deve se usar camisinha”, destaca.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza preservativos, tanto masculinos quanto femininos, gratuitamente para a comunidade. “A Unidade Básica de Saúde oferece gratuitamente, em todos os meses do ano, todos os dias em que a pessoa procurar a unidade vai ter camisinha masculina e feminina”, comenta Camila.
A preocupação maior dos profissionais da saúde é com duas classes de pessoas: os jovens com idades entre 15 e 24 anos e mulheres casadas acima de 40 anos de idade. “Para esta população a gente reforça a prevenção. O uso de preservativo tem que acontecer sempre, em qualquer relação sexual. Não importa se esteja namorando, se tenha confiança naquela pessoa, é preciso usar o preservativo”, ressalta a enfermeira.

Estatísticas do serviço público de saúde demonstram o aparecimento de casos novos da doença, o que desperta atenção e requer cuidados quanto aos riscos de infecção.
Apesar de não ter cura, a doença quando detectada precocemente pode permitir uma sobrevida elevada ao paciente infectado e com continuidade da qualidade de vida. Por isso é importante que se busque os exames para diagnóstico e em caso de resultado positivo o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo serviço público de saúde.

Deixe seu comentário:

Últimas notícias