Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Setembro Amarelo – O Disque: 188, do CVV (Centro de Valorização da Vida) existe para ajudar pessoas com ideias suicidas em todo o país

Compartilhe:
090922  Setembro-Amarelo

O Setembro Amarelo, é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, criado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida – (CVV) Conselho Federal de Medicina – (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria – (ABP) no ano de 2015, que teve a data de 10 de setembro, escolhida como o Dia Mundial de Combate ao Suicídio.

Desde então, no mês de referência, diversas instituições e pessoas buscam abordar o tema e alertar a população a respeito da importância discussão, apoio e prevenção ao suicídio. O objetivo é conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de suicídio.

Segundo o Médico Psiquiatra, Dr. Marcelo Antônio Cano da Silva, são registrados mais de treze mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade. Atitude impulsiva que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de drogas e substâncias. O suicídio já é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos no Brasil.

“Quando a pessoa estiver se sentindo fragilizada, ela deve buscar uma ajuda especializada para diagnosticar o seu quadro, é preciso reconhecer o momento de pedir ajuda. Hoje, a psiquiatria é uma especialidade que acaba auxiliando outros profissionais da saúde, não necessariamente médicos, mas, todos que estão envolvidos na questão da saúde mental. Hoje existem equipes especializadas para cuidar e auxiliar neste tema. “ Afirmou, Dr. Marcelo.

O suicídio, é um assunto que as pessoas normalmente evitam abordar, assim como não se falava do câncer, da Aids, e das doenças sexualmente transmissíveis tempos atrás. Eram temas que todos evitavam abordar, em uma espécie de conspiração de silêncio, como se fossem assuntos proibidos. É preciso quebrar tabus e falar sobre essas doenças para explicar, esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção. Só assim se conseguiu reverter o cenário. O suicídio é hoje um assunto tabu e isso vem contribuindo para que a quantidade de vítimas aumente.

Existe um telefone, gratuito, de apoio emocional e prevenção, o 188 (Um, Oito, Oito). É preciso quebrar o silêncio e divulgar o 188 como um caminho para a ajuda.
Vamos quebrar o silêncio, disque grátis para o 188 do CVV – Centro de Valorização da Vida. Ele existe para ajudar pessoas com ideias suicidas em todo o país. A ligação é gratuita, 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.

Participe do Setembro Amarelo você também. Valorize a vida!

Por: Paul da Rosa
Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário:

Últimas notícias