Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Renato pode repetir esquema com três zagueiros no Grêmio e poupar Suárez contra o Athletico

Compartilhe:
gremio 1 25 05 23

Renato surpreendeu no Gre-Nal ao escalar o Grêmio com três zagueiros para acabar com a previsibilidade do time. E deu certo. A equipe foi superior e deixou uma boa impressão em campo. O esquema surge como opção para minimizar a carência de velocistas no elenco e também para sábado, contra o Athletico, quando titulares, entre eles Suárez, podem ser poupados.

Passada a vitória contundente no clássico 439, o desafio a partir de agora é manter o bom rendimento e a intensidade para os próximos jogos. Antes disso, o time vinha de uma sequência ruim, com quatro jogos sem vitória – uma derrota e três empates – e um jejum de mais de um mês sem triunfo na Arena.

Um dos motivos para a melhora no último domingo foi a mudança no sistema de jogo. O treinador ousou ao repetir o desenho tático da equipe com linha de três atrás. Contra o ABC, pela Copa do Brasil, o Grêmio até venceu, mas o rendimento não agradou. Diante do Palmeiras, pelo Brasileiro, o time sucumbiu e foi goleado.

Em meio ao momento de instabilidade, Renato se queixou da falta de alternativas para os lados do campo, velocistas e dribladores. O comandante costuma dizer que “incomoda” o presidente Alberto Guerra ao falar sobre o tema. A busca por um ponta segue. Novos reforços só podem chegar na reabertura da janela, em julho.

Para superar as adversidades, Portaluppi implementou o esquema de três defensores, adiantou os alas e deu a eles mais incumbências ofensivas. Fábio e Reinaldo jogaram mais soltos. Cristaldo e Bitello também, e Suárez foi abastecido. A mudança funcionou. Com 30 minutos, a equipe já vencia o Gre-Nal por 2 a 0. O Grêmio sobrou em relação ao Inter.

– Dá mais liberdade para os laterais saírem sem se preocupar. Consequentemente, para o pessoal do meio também. Eles olham pra trás e vêem mais um que entra com a mentalidade de defender. Assim, todos sentem mais liberdade de sair para frente – explicou Bruno Uvini.

– Pela nossa experiência, o entendimento, às vezes, é mais rápido. Mas, você precisa de campo e usar a estratégia com coragem, que ele teve de apostar de novo. A gente corresponde e vai nos dando confiança – completou o zagueiro.

Time misto em Curitiba?
Para sábado, contra o Athletico, Renato tem um desfalque importante: Kannemann está suspenso. Ainda no Gre-Nal, Bruno Alves saiu por conta de um pisão no pé esquerdo. Nesta quarta, treinou normalmente e deve atuar em Curitiba. Para repetir o esquema com três zagueiros, Renato tem os garotos Gustavo Martins e Natã à disposição.

É possível que o treinador preserve alguns jogadores na próxima rodada. O gramado sintético da Arena da Baixada preocupa. Há receio de que algum jogador importante se machuque ou agrave lesão. O duelo com o Cruzeiro pelas oitavas da Copa do Brasil também é um argumento utilizado nos bastidores para justificar a iminente escolha por um time alternativo.

Suárez é o ficha 1 para ser poupado contra o Furacão. Recentemente, o astro uruguaio não foi a São Paulo para encarar o Palmeiras devido ao desgaste e ao piso sintético do Allianz Parque. Bitello é outro exemplo. O meia tem sido preservado dos treinos no CT Luiz Carvalho por conta de dores no músculo adutor da coxa. Carballo é outro caso que requer atenção.

Independente da escalação contra a equipe de Paulo Turra, o Grêmio não quer que a vitória sobre o Inter seja um caso isolado. O grupo está motivado para repetir o desempenho e a intensidade do último domingo para alcançar uma série de resultados positivos.

– É o desafio e obrigação de tentar continuar com essa vontade que existiu no Gre-Nal. Óbvio que te dá confiança quando consegue fazer um bom jogo e ganhar do seu rival, Você encontra o caminho. Agora o próximo passo é manter o caminho – disse Uvini.

O Tricolor tem mais dois dias para se preparar para o jogo contra o Athletico-PR. A delegação viaja na tarde de sexta-feira para Curitiba. O confronto com o Furacão está marcado para às 16h de sábado, na Arena da Baixada, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Fonte:ge

Deixe seu comentário:

Últimas notícias