Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Machadinho: Polos Ervateiros Gaúchos recebem estudo de viabilidade para projeto agroflorestal com erva-mate

Compartilhe:
WhatsApp Image 2026-02-09 at 14.55.47

Nesta semana, o município de Machadinho recebeu a visita de uma equipe da empresa Livelihoods, que esteve na região realizando um estudo de viabilidade para a implantação de um projeto de sistemas agroflorestais com erva-mate. A iniciativa abrange os Polos Ervateiros do estado.

WhatsApp Image 2026-02-09 at 14.55.47

A Livelihoods é uma empresa internacional que atua no desenvolvimento de projetos ambientais e sociais de longo prazo. Seu trabalho é voltado principalmente à neutralização das emissões de carbono, conectando grandes empresas de nível mundial — que possuem compromissos ambientais — a projetos sustentáveis. Esses investimentos são direcionados ao plantio de árvores em diferentes países, com o objetivo de capturar carbono da atmosfera e, ao mesmo tempo, gerar impactos sociais positivos, especialmente para pequenos produtores rurais.

O projeto em estudo para a região prevê a implantação de sistemas agroflorestais com erva-mate, modelo que alia produção agrícola, conservação ambiental e diversificação de renda. A proposta é que a iniciativa seja desenvolvida de forma conjunta com atores locais, envolvendo associações, empresas privadas, cooperativas, organizações não governamentais (ONGs), entre outros parceiros estratégicos.

De acordo com as projeções iniciais, o projeto poderá alcançar até 10 mil hectares, beneficiando diretamente entre 2 mil e 3 mil famílias de produtores rurais. Um dos pontos de destaque é que não haverá custos para os produtores, que não precisarão pagar por insumos ou mudas, os quais seriam fornecidos pelo próprio projeto. A contrapartida dos participantes será o trabalho de plantio e o cuidado contínuo das árvores.

A expectativa é que, não havendo obstáculos técnicos ou institucionais, o projeto possa ganhar vida já no próximo ano, representando uma importante oportunidade de desenvolvimento sustentável, fortalecimento da cadeia da erva-mate e geração de benefícios ambientais e sociais para a região.

Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário: