Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Ameaça de atentado mobiliza forças de segurança e leva à suspensão de aulas em Novo Hamburgo; BM determina Operação Escola Segura em todo o RS

Compartilhe:
giro flex

Nesta quinta-feira (07), informações repassadas por canais de inteligência alertaram para a possível ocorrência de um ataque de agressor ativo em uma escola no município de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana. A suposta ameaça teria como possíveis datas de execução os dias 08 e 11 de agosto, sexta e segunda-feira, respectivamente.

Diante do alerta, o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Vale do Sinos desencadeou ações preventivas no âmbito escolar, por meio da Operação Fecha Quartel / Escola Segura, intensificando o policiamento em instituições de ensino da região.

Contudo, o que era inicialmente um alerta reservado, de caráter investigativo e preventivo, chegou até o Executivo Municipal de Novo Hamburgo. A administração municipal, em resposta, decidiu por divulgar a informação a todas as escolas da rede e, de forma preventiva, determinou a suspensão das aulas na rede municipal nos dias 08 e 11 de agosto.

A divulgação ampla da ameaça — ainda sob investigação — acabou se espalhando por outros municípios do estado, ganhando repercussão na imprensa e gerando pânico em toda a comunidade escolar gaúcha.

Considerando os desdobramentos da divulgação feita de maneira precipitada, o Comando da Brigada Militar do Rio Grande do Sul determinou que a Operação Fecha Quartel / Escola Segura seja estendida a todo o estado, com reforço no policiamento nas proximidades das escolas nos turnos da manhã e da tarde, entre 06h30 e 18h30, nos dias mencionados na ameaça.

A medida visa tranquilizar a população, preservar a segurança da comunidade escolar e manter a ordem pública.

Confira a nota oficial divulgada pela Prefeitura de Novo Hamburgo:

“A Prefeitura de Novo Hamburgo recebeu informações sobre a possibilidade de um atentado em escola da cidade e tem trabalhado com ações preventivas por meio do aumento da presença de forças de segurança em ambiente escolar, bem como no campo das investigações. Para garantir a segurança da rede escolar e a tranquilidade às famílias, as aulas serão suspensas na rede municipal nos dias 8 e 11 de agosto. A Prefeitura seguirá monitorando e estruturando ações de prevenção nas escolas. Reafirmamos que a disseminação dessas informações de maneira irresponsável pode vir a potencializar transtornos nas escolas, por essa razão, solicitamos à população que seja responsável sobre a propagação do assunto, evitando a disseminação imprudente das informações.”

A Brigada Militar reforça que qualquer informação relacionada a possíveis ameaças deve ser tratada com responsabilidade e sigilo, e que as ações de segurança estão sendo tomadas com o máximo rigor.

Fonte: Rádio Uirapuru

Deixe seu comentário: