Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O anúncio da contratação de Johnny pelo Atlético de Madrid tem impacto no Inter. O clube gaúcho, formador do volante de 23 anos, tem direito a uma porcentagem da mais-valia do negócio, além de recursos do mecanismo de solidariedade da Fifa. Muito além das cifras, porém, está o desempenho do jovem em menos de duas temporadas na Europa.
Criado nas categorias de base do Inter, Johnny, ou Cardoso, como também é conhecido, foi vendido ao Betis em outubro de 2023 e chegou ao clube em dezembro. Nascido nos Estados Unidos e com cidadania brasileira, o jovem já somava convocações à seleção americana.
Assim que estreou pelo Betis, em janeiro, foi quase sempre titular, em 15 das 17 aparições até o fim daquela temporada. Contribuiu com um gol e duas assistências, uma delas contra o próprio Atlético de Madrid.
No início da temporada seguinte, o volante alternou entre titularidade e reserva, mas depois voltou a engrenar e ganhar destaque no time. Em outro duelo contra o agora novo clube, chamou atenção mais uma vez.
– O rendimento de Cardoso no Betis foi extraordinário. Chegou em janeiro de 2024, na metade da Liga, o que para alguns jogadores é difícil, porque a equipe está construída e tem que se adaptar, mas ele fez isso rápido – conta Jesús Colino, repórter do Diario As, da Espanha, ao ge.
– O Atlético já gostou de Cardoso na partida contra o Betis em março de 2024, mas se convenceu de que era uma peça que necessitava no 1 a 0 (para o Betis) de outubro. Johnny mostrou energia, inteligência tática e capacidade de recuperação, três qualidades que o Atlético buscava há muito tempo – acrescentou.
O volante foi titular em grande parte da última temporada. Foram 46 jogos, 38 deles no time inicial, com quatro gols e uma assistência. O Betis foi finalista da Liga Conferência, perdendo a decisão para o Chelsea, e terminou La Liga em sexto lugar, garantindo vaga na Liga Europa.
Em apenas um ano e meio, Johnny se credenciou a dar um salto na carreira rumo a um clube de escalão mais alto na Europa. Segundo a imprensa espanhola, o Atléti pagou cerca de 30 milhões de euros (R$ 194 milhões, na cotação atual) pela contratação do jogador.
– Desde que Thomas Partey se foi, em 2020, o Atlético buscava um jogador assim. O único meio-campista que veio com esse perfil foi Witsel, mas que já tinha 33 anos e jogou mais como defensor. Cardoso é ideal pela juventude, qualidade, preço e possibilidade de ser um jogador ainda melhor – analisa Colino.
Fonte: ge