Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Setembro marca a transição do inverno para a primavera, trazendo consigo variações climáticas extremas em várias regiões do país. No Centro-Sul, o calor será protagonista, com muitos dias de temperatura elevada e sensação de calor acima da média histórica.
No Sul do Brasil, mesmo sem a influência do fenômeno El Niño, a expectativa é de volumes de chuva acima da média em grande parte da região. Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem registrar episódios de precipitação intensa e aumento de temporais.
No Rio Grande do Sul, a climatologia histórica aponta para setembro como um mês de altos volumes de chuva, com risco de cheias de rios em várias localidades. A primeira quinzena do mês já deve apresentar precipitação acima da média, podendo variar entre 150 mm e 250 mm em alguns municípios.
O inverno astronômico termina apenas em 22 de setembro, às 15h19, mas a primavera meteorológica começa em 1º de setembro, período que compreende os meses de setembro a novembro. Essa transição natural está associada a um aumento gradual da temperatura e à ocorrência de chuvas intensas, reforçando a necessidade de atenção para temporais e possíveis enchentes.
Fonte: Redação AU