Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Após sofrer duas derrotas consecutivas e ver sonho do título ficar mais distante, o Grêmio volta a campo nesta quinta-feira com chance de garantir classificação matemática para a próxima edição da Conmebol Libertadores. Se vencer o Goiás, a partir das 19h, na Arena, o Tricolor vai assegurar ao menos um lugar na fase preliminar do torneio.
As derrotas para Corinthians e Atlético-MG nas rodadas anteriores foram um banho de água fria na empolgação dos gremistas, que viam o título ao alcance. A taça ainda não é impossível, mas o objetivo mais próximo é a vaga na Libertadores e a chance de voltar a disputar uma competição internacional depois de três anos.
A última vez que o Tricolor disputou a Libertadores foi em 2021, ano do rebaixamento. Naquela oportunidade, a equipe iniciou a competição na fase preliminar. No primeiro confronto, passou pelo Ayacucho-PER, mas depois foi eliminado pelo Independiente del Valle-ECU.
Fora da fase de grupos, a equipe gaúcha foi para a disputa da Sul-Americana e caiu nas oitavas de final para a LDU. O final daquela temporada todos já conhecem.
Em reconstrução após o retorno da Série B, o Grêmio pode voltar ao principal torneio do continente duas temporadas depois caso saia da Arena com a vitória. Com 59 pontos, o Tricolor chegaria a 62 e não poderia mais ser alcançado pelo Athletico, atual oitavo colocado, com 52, e único time que ameaça o lugar do Tricolor no G-6.
A vaga ainda pode ser confirmada com um empate ou até mesmo com uma derrota, desde que o Athletico não vença o Cruzeiro mais tarde, no Mineirão. No primeiro cenário, a diferença ficaria, no mínimo, em sete pontos, com apenas seis em disputa. No caso de um revés para o Goiás, a distância pode cair para seis pontos, mas o Grêmio tem cinco vitórias a mais que o Furacão (18 a 13).
O Tricolor, por outro lado, não poderá voltar ao G-4 ao final desta rodada. Com a vitória do Atlético-MG sobre o Flamengo e o empate do Botafogo, o time de Renato ficou quatro pontos atrás do quarto colocado (63 a 59).
Uma classificação direta à Libertadores beneficiaria o calendário do Grêmio. A Conmebol divulgou nesta quarta-feira as datas-bases das competições de 2024, e a fase de grupos da Libertadores inicia no começo de abril. Caso precise passar pelas prévias, porém, o time gaúcho já terá jogos decisivos na segunda quinzena de fevereiro.
Para o confronto contra os goianos, Renato tem as voltas de Villasanti e Bruno Alves após suspensão automática. Além deles, Pepê voltou a treinar com o grupo e pode ser mais um reforço no meio-campo.
O provável time do Grêmio tem Grando; Fábio, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo e Cristaldo; Everton Galdino (Pepê), Nathan Fernandes (Besozzi) e Luis Suárez.
Fonte: ge