Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Morte de abelhas em Roca Sales preocupa apicultores; prejuízo é estimado em mais de 5 toneladas de mel perdidas

Compartilhe:
meio ambiente  25 05 23

A Prefeitura de Roca Sales, a cerca de 140 km de Porto Alegre, recebeu denúncias anônimas de que agricultores estariam usando pesticidas clandestinos de maneira imprópria, e que isso estaria causando a morte de abelhas na cidade e na região do Vale do Taquari.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente de Roca Sales, é considerado normal perder entre 10% e 15% das abelhas por ano, mas, desde agosto do ano passado, já foi registrada uma perda de mais de 36% nas abelhas na cidade, número quase três vezes maior do que o esperado pelos produtores rurais.

Apicultores que procuraram a prefeitura para relatar o prejuízo afirmam que o período entre agosto e novembro, quando o número de mortes teria aumentado, coincide com o plantio da safra de milho e soja, o que reforça a hipótese de que o manejo inadequado de pesticidas possa estar causando a morte das abelhas.

Para o biólogo da prefeitura Cristian Prade, o manejo de pesticidas é um dos três fatores que devem ser investigados.

“Além dos pesticidas, essas mortes podem estar sendo causadas pela destruição do bioma Mata Atlântica, habitat natural das abelhas aqui, e pela mudança brusca nas condições climáticas. Se as abelhas estão de fato contaminadas, então tudo que interage com elas também pode estar contaminado: água, solo, plantas, nossa alimentação”, afirma.
Segundo Prade, mais de 260 colmeias já foram prejudicadas. O prejuízo total no município já é estimado em mais de 5 toneladas de mel perdidas, considerando que cada colmeia produz até 40kg de mel.

Um apicultor que não quis se identificar relatou que já teve mais de R$ 100 mil de prejuízo devido à mortalidade “atípica” das abelhas. Já outro apicultor, Nelson Vuaden Jr., afirma que é necessário realizar uma reunião entre agricultores do município.

“Precisamos conversar para saber quais pesticidas estão sendo usados e como estão sendo manejados. Sou engenheiro agrônomo e sei o quão destrutivo pode ser o uso incorreto desses produtos. A morte de abelhas afeta todo o bioma, não só a produção de mel. Elas são responsáveis pela polinização de cerca de 80% das plantas, então a morte delas prejudica a todos nós”, afirma ele.

O caso foi denunciado ao Ministério Público (comarca de Encantado) e um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil de Roca Sales para investigar, junto à prefeitura, as prováveis causas do aumento no número de abelhas mortas. A prefeitura afirma que vai acionar, também, a Patram-RS (Patrulha Ambiental da Brigada Militar) e solicitar investigação por parte da Secretaria Estadual de Agricultura.

Fonte:g1

Deixe seu comentário:

Últimas notícias