
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Por: ASCOM Prefeitura Machadinho
A tarde do dia 18 de novembro de 2025 entrou para a história dos dez municípios que integram a Região de Machadinho — Machadinho, Maximiliano de Almeida, Cacique Doble, Paim Filho, São João da Urtiga, São José do Ouro, Barracão, Sananduva, Tupanci do Sul e Santo Expedito do Sul. No CTG de Machadinho/RS, foi oficializado o Certificado de Registro da Indicação Geográfica (IG) Erva-mate Região de Machadinho, marco que representa uma conquista significativa tanto para o território quanto para toda a cadeia ervateira do Rio Grande do Sul.
Durante a solenidade, o prefeito de Machadinho, Sidinei Lopes de Lima, destacou a importância do momento, afirmando que “é motivo de grande orgulho ver o esforço coletivo de tantas pessoas resultar neste dia histórico para Machadinho e para os outros nove municípios envolvidos. Agora inicia-se uma nova etapa, na qual vamos trabalhar com dedicação para fortalecer ainda mais a Indicação Geográfica Erva-Mate Região de Machadinho e garantir que dela possamos colher excelentes frutos. Expresso aqui minha gratidão a todos que contribuíram e seguem contribuindo para essa história ervateira centenária que nos representa e nos identifica.”
O evento iniciou às 13h30, com recepção e boas-vindas ao público. Às 13h40, Edna Maria de Oliveira Ferronatto apresentou a palestra “Qual a importância da Indicação Geográfica (IG) e a sua contribuição para o desenvolvimento da região?”. Às 14h10, Eliane Muller abordou “Novos desafios para as comunidades com Indicação Geográfica”. Em seguida, às 14h40, Leoberto Balbinot realizou a apresentação oficial da IG Erva-mate “Região de Machadinho”. O encontro foi encerrado às 16h10, com um coquetel de confraternização.
A certificação representa um avanço expressivo para a erva-mate produzida na Região de Machadinho. Além de valorizar a tradição, o reconhecimento fortalece a posição do Rio Grande do Sul no cenário ervateiro nacional, inaugurando um novo capítulo na história do mate dos gaúchos.
A Região de Machadinho é reconhecida como um território de transição entre o Planalto Médio, o Alto Uruguai Gaúcho e os Campos de Cima da Serra. Antigamente chamada de “Região das Matas”, recebeu este nome pela forte presença de florestas de araucária e por um sub-bosque rico em erva-mate nativa. Colonizada no início do século XX, sua identidade foi moldada pela extração e cultivo da erva-mate, atividade que atravessou gerações e consolidou a notoriedade e a tradição que hoje recebem reconhecimento formal.


A conquista reafirma a força cultural, histórica e econômica de uma região que segue construindo sua trajetória com raízes profundas e um olhar atento ao futuro.