Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A Defesa Civil Estadual alerta para temporais isolados e chuvas volumosas em parte do RS

Compartilhe:
avis chu

ALERTA para os dias 03 e 04 de outubro, para temporais isolados sobre o Estado com chuvas volumosas e persistência das cheias dos rios.

SISTEMAS ATUANTES
Sistema de baixa pressão, fluxo de umidade e passagem de frente fria pelo oceano
avis chu

PREVISÃO DO TEMPO

Entre a terça e a quarta-feira (03 e 04/10), as instabilidades atuam sobre o Rio Grande do Sul com risco de temporais isolados na maioria das regiões gaúchas, e chuvas volumosas até o final do evento em parte da Campanha, Missões, Noroeste, Centro, Vales, Norte, RMPOA e Nordeste, trazendo transtornos por conta dos acumulados elevados.

Na terça-feira (03), uma região de baixa pressão segue favorecendo o tempo severo com as chuvas moderadas a fortes associadas a descargas elétricas sobre parte da Campanha, Missões, Noroeste e Centro.

Além disso, nessas áreas, não se descarta temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento conforme as instabilidades se deslocam. Os acumulados variarão entre 40 e 55 mm/dia, chegando pontualmente aos 70 mm/dia.

Na quarta-feira (04), a persistência de uma região de baixa pressão juntamente com o fluxo de umidade da Amazônia, e a passagem de uma frente fria, favorecem as instabilidades nas Missões, Noroeste, Norte, Centro, Vales, RMPOA e Nordeste.

Assim, há risco de temporais isolados com queda de granizo e rajadas de vento durante as tempestades. Os acumulados variarão entre 40 e 60 mm/dia, chegando pontualmente aos 75 mm/dia.

* No momento, a condição é de alerta para o Estado. Ao final deste evento os acumulados poderão variar entre 90 e 120 mm em parte da Campanha, Missões, Noroeste, Norte, Centro, Vales, RMPOA e Nordeste, devendo ultrapassar pontualmente os 150 mm. Além disso, o risco é alto para tempestades com queda de granizo e rajadas fortes de vento, ou seja, condições para tempo severo em boa parte do território gaúcho.

CONDIÇÃO E PREVISÃO HIDROLÓGICA

A condição hidrológica nos principais rios do estado é de níveis elevados, com os rios Ibicuí (estações Manoel Viana e Itaqui) e Guaíba (Cais Mauá) em cotas de alerta, porém com tendência de declínio. Já os rios Ibirapuitã (Alegrete), Uruguai (Uruguaiana), Santa Maria (Rosário do Sul), Caí (Montenegro) e Taquari (Taquari) apresentam cotas de atenção, também com tendência à declínio. Os demais se apresentam em estabilidade ou declínio em níveis em normalidade.

Em virtude da previsão de precipitações volumosas, distribuídas metade norte do estado, começando na região Oeste passando para Leste, estão previstas respostas hidrológicas moderadas nos rios dessas regiões, devido aos níveis ainda elevados dos rios citados anteriormente e com os solos saturados na maioria das regiões já afetadas por precipitações anteriores.

É esperada ocorrência de elevação dos rios principais devido aos altos acumulados, respostas rápidas rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresentar elevada intensidade (volume elevado em pouco tempo) e possibilidade de movimentos de massa em regiões com maiores declividades. Sendo assim, é indicada a condição de ATENÇÃO para as bacias Apuaê-Inhandava, Passo Fundo, Várzea, Turvo-Santa RosaSanto Cristo, Ijuí, Piratinim, Butuí-Icamaquã, Taquari-Antas e Caí.

Fonte: Rádio Club FM 96.7/Defesa Civil

Deixe seu comentário: