Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Apromate apresentou novidades aos associados, entre as elas, a criação do IG e sequestro de carbono através do cultivo de erva-mate

Compartilhe:
aprom 1

Assistente técnico regional da Emater de Passo Fundo, Ilvandro Barreto de melo comenta um pouco sobre a importância da reunião ocorrida, pois foram dois assuntos que movimentarão o setor ervateiro de machadinho.

 

Na reunião também foi reformulado o estatuto, que estava defasado em alguns anos, além da inclusão da comissão para a implantação do sistema IG, que é a indicação geográfica, ela reconhece um determinado território produtor. Outro fator que pesa muito, é a região de machadinho ter a única cultivar de erva-mate registrada no ministério da agricultura atualmente, tratando-se da Cambona 4.

 

Outro ponto importante na reunião, foi o novo projeto a ser implantado em nossa região. Do instituto solidariedade, que visa a sequestro de carbono e a proteção de nascentes e córregos em nossa região através do cultivo da erva-mate. A ação tem um período longo para implantação, mas vale destacar que os acertos acerca do projeto ocorrerão dia 24 de fevereiro deste ano, com representantes do instituto Solidariedad, Emater, Apromate e aos interessados no assunto.

 

Ilvandro, comenta que este projeto será de grande valia ao produtor que quiser aumentar sua área de produção, seu erval, ao mesmo tempo possibilita a restauração de áreas frágeis dentro de sua propriedade como nascentes e córregos. Esta é uma oportunidade pois oferece todo esse suporte ao plantio, tudo a fundo perdido, sendo que o produtor entrará apenas com a mão de obra, destaca Ivandro. Este projeto possui como mecenas a multinacional Cargill que possui como objetivo social, reflorestar cerca de 130 mil hectares de matas nativas e produtivas na região sul, região amazônica, região nordeste e norte.

 

Diretor e proprietário da Indústria de Chás Barão e Erva-Mate Cambona, Sergio Picolo, destacou sobre a importância da Apromate, ser a associação do ramo ervateiro mais atuante. O resultado, é a identificação geográfica, que é muito interessante pois o produto será o grande beneficiado. Sobre o projeto de sequestro de carbono com a erva-mate, Sergio fala que “Ficará para a história da Apromate, como o maior projeto nestas configurações”.

 

Conforme comenta o vice-presidente do Ibramate, Clairton da Fonseca – “Do ponto de vista do Instituto Brasileiro de Erva-Mate, a gente sempre incentiva ações que trazem mais organização ao setor ervateiro. Este projeto vem para somar, pois é inovador e tem um tempo longo, sendo muito positivo ao produtor.”
A presidente da Apromate, Sélia Felizzari, comenta sobre os assuntos pautados na reunião, sobre o IG, Projeto de sequestro de carbono, e também sobre a alteração do estatuto da Apromate. Houveram mudanças na diretoria, com a inclusão do novo secretário, Lucas Fonseca.
Sobre o IG, a presidente da associação comenta que trará inúmeros benefícios futuros, pois teremos o selo de identificação geográfica, mostrando assim nossa procedência no ramo ervateiro, destaca Sélia.

 

Quanto ao projeto de sequestro de carbono, Sélia destaca sobre a importância da parceria com a entidade Solidariedad, que atua no mundo todo a fim de produzir de forma ecológica e sustentável, gerando renda, empregos, alimentos e principalmente proteção ao meio ambiente.

 

Por: Rafael Sezinando
Fonte: Rádio Club FM

aprom 1 aprom 2

Deixe seu comentário: