Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Escola Getúlio Dorneles Vargas conquista 1º lugar na Mostra Científica em Erechim com projeto sobre Abelhas sem Ferrão

Compartilhe:
esc-bv-1

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Getúlio Dorneles Vargas, do Distrito de Bela Vista, em Machadinho, esteve presente no dia 4 de setembro na Mostra Científica Regional em Erechim, apresentando o projeto “Abelhas sem Ferrão na Escola: Educação Ambiental, Segurança Alimentar e Conservação da Biodiversidade”.

O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e tem como proposta a implantação de um meliponário escolar com espécies nativas de abelhas sem ferrão. A iniciativa busca promover a integração entre educação ambiental, segurança alimentar e conservação da biodiversidade.

esc bv 2

Entre os objetivos do projeto está a produção de mel, que além de contribuir para a alimentação saudável, favorece a polinização do pomar da escola. O trabalho também prevê a ampliação da área de alimentação das abelhas com o plantio de flores atrativas, que além de cumprir a função ecológica, contribuirão com o paisagismo do ambiente escolar.

O projeto dialoga ainda com o já existente cultivo de plantas medicinais, aproveitando espécies como poejo, manjericão e alecrim, que possuem flores e aromas altamente atrativos para as abelhas.

De caráter interdisciplinar, a iniciativa conecta diferentes áreas do conhecimento, envolvendo conteúdos de biologia, ciências do ambiente, práticas agrícolas sustentáveis, alimentação saudável, valorização do saber popular e a importância da biodiversidade. Além disso, atende aos eixos temáticos da Mostra Científica, que incluem agroecologia e segurança alimentar, biodiversidade e bioeconomia.

esc bv 1

Reconhecida como escola de campo, a Getúlio Dorneles Vargas possui tradição no desenvolvimento de projetos ambientais e de sustentabilidade. Em 2023, já havia se destacado ao ter trabalhos selecionados para a mostra em Erechim, confirmando seu protagonismo no cenário regional.

Agora, os alunos seguem para Porto Alegre, onde irão apresentar o projeto em nível estadual, levando adiante o exemplo de uma escola que se reinventa e transforma seus espaços em ambientes vivos, sustentáveis e acolhedores.

Deixe seu comentário: