
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

São João da Urtiga é um dos municípios contemplados no Nordeste gaúcho
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, na terça-feira (03), a entrega de 53 novos veículos pelo Programa Operação Terra Forte. Os bens foram entregues no Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, e serão destinados a estruturar e fortalecer a capacidade operacional da entidade em seu trabalho de campo.
Os veículos serão distribuídos entre as 12 unidades regionais da instituição. Entre os municípios contemplados, está São João da Urtiga, no Nordeste do estado. O ato foi acompanhado pelo prefeito em exercício, Edivaldo Bergamin (Nanico), a vereadora Tatieli Rosin Guzzo – (PP), além do Presidente do Progressistas, Gabriel Beltrame e do servidor da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação – SEAPI, Edy Guzzo.
O Assessor Especial de Gabinete do Gabinete do Secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, Robson Vinicios Duarte Kalb, também participou do evento e revelou a importância do ato, que amplia a frota de carros para o atendimento rural especialmente na região Nordeste do estado.
O investimento nesta etapa é de R$ 4,44 milhões. A Operação Terra Forte representa a maior ação de recuperação de solos já proposta pelo Estado, com atividades extensionistas de práticas sustentáveis de produção que posicionam a agricultura familiar como eixo estratégico na reconstrução do Rio Grande do Sul.
Os veículos entregues nesta etapa garantirão melhores condições de deslocamento para as equipes técnicas responsáveis pelo atendimento direto aos agricultores familiares nas regiões do Estado. Eles apoiarão, especialmente, a execução das ações previstas no Eixo 2 do programa, que contempla a oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social.
Compromisso com quem produz
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, a entrega reforça o compromisso do governo do Estado com a agricultura familiar e com a recuperação produtiva do Rio Grande do Sul. “A Operação Terra Forte não é apenas um programa de curto prazo, mas uma estratégia estruturante para garantir mais sustentabilidade, produtividade e qualidade de vida no campo. Com melhores condições de trabalho para a Emater, ampliamos nossa
O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, afirmou que os veículos representam um importante avanço para o trabalho das equipes técnicas. “Com mais estrutura e mobilidade, conseguimos prestar uma assistência mais ágil e qualificada aos agricultores familiares, fortalecendo a presença da Emater nos municípios e contribuindo diretamente para o sucesso da Operação Terra Forte”, definiu Schwerz.
Resiliência e adaptação climática
Atualmente, a Operação Terra Forte está na fase de execução, com o fornecimento de assistência técnica aos agricultores familiares selecionados, incluindo diagnóstico das propriedades, planejamento individualizado e implementação de planos de recuperação socioprodutiva e de incremento da resiliência dos solos.
Governo do Estado inicia visitas técnicas a propriedades rurais beneficiadas pelo Programa Terra Forte em 131 municípios gaúchos
Mais de mil atendimentos já foram realizados em propriedades rurais. Com ações estruturadas em campo, o programa consolida-se como uma política estratégica para fortalecer a produção sustentável, ampliar a capacidade de adaptação às mudanças climáticas e garantir a reconstrução produtiva da agricultura familiar no Rio Grande do Sul.
Créditos: Ascom SDR/ Secom RS