Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Machadinho: Foto de traficante preso é usada em tentativa de golpe pelo whatsapp (ouça o áudio enviado pelos golpistas)

Compartilhe:
CR 2

Bandidos, usam nome de facções criminosas para extorquir vítimas em golpe do WhatsApp. Usuários devem ficar atentos para o golpe (mais um, entre tantos), que está no WhatsApp, há alguns anos já, inclusive avisando aos parentes e amigos, para que não sejam vítimas.

Em Machadinho-RS, muitas pessoas receberam o contato dos golpistas nos últimos dias. Eles estavam usando como foto de contato, a imagem de um traficante de drogas do Paraguai, chamado Jorge Teófilo Samudio González, conhecido como Samura, que foi preso em 2021. Alguns Machadinhenses, que não conheciam o golpe, ficaram muito assustados e preocupados, acreditando terem realmente recebido o contato e ameaças de uma facção.

Abaixo a foto usada.
CR 1
CR 2

Como funciona o golpe:
Os bandidos entram em contato com as vítimas se passando por lideranças de facções criminosas de diversos locais do país e por meio de ameaças e intimidações, tentam extorquir dinheiro.
O criminoso inicia a conversa dizendo que sabe que a vítima estava denunciando integrantes da facção à polícia e que isso estaria prejudicando o “comércio bandido”. As vezes pedem para a pessoa retornar a ligação e começam a extorquir dizendo que a vítima, ou algum familiar está jurado de morte. Exemplo: “[sic] Nós já sabemos que você está denunciando o nosso comércio. Você quer prejudicar a gente, nóis também vamos te prejudicar. A sua filha já está jurada de morte pelo Bala na Cara. Toma jeito, já sei onde você mora, onde você trabalha e até a sua igreja. Na porta da sua casa, já tem alguém vigiando a chegada da sua filha. Agora você vai fazer direitinho o que a gente quer”, dizia o áudio de um criminoso.

OUTRO EXEMPLO
Ouça: Áudio enviado para uma pessoa de Machadinho (Clique abaixo e ouça)

As pessoas ficam nervosas e muitas, se desesperam e caem no golpe, depositando valores para os golpistas. Geralmente, de alguma maneira, os bandidos selecionam as vítimas, por exemplo, empresários ou pessoas que têm empregos fixos de grande renumeração.

O que fazer:
A primeira coisa a se fazer é bloquear o contato no WhatsApp e jamais pagar qualquer tipo de extorsão. Se pagar, os criminosos não cessarão as extorsões. Inclusive eles falam que se pagar, vai ficar tudo resolvido, mas eles sempre retornam. Os criminosos utilizam um senso de terrorismo e vão sempre atingir o psicológico da vítima para que ela tome decisões rápidas. Geralmente, eles pesquisam a vida da vítima para entrar em contato e muitas pessoas ficam sem saber como conseguem o contato do WhatsApp, mas é simples, porque hoje em dia, com as redes sociais, é possível descobrir tudo sobre a sua vida.

As informações usadas pelos bandidos, são facilmente coletadas na internet, seja em sites de busca ou mesmo nas redes sociais da própria vítima, ou da empresa. No caso das empresas, tem todas as informações com imagens e contatos.

O importante é sempre denunciar, porque ajuda cada vez mais a combater esses crimes. Sempre é bom lembrar que jamais, qualquer tipo de pagamento deve ser feito aos criminosos. A primeira ação, deve ser a de avisar a polícia.

Fonte: Rádio Club FM

Deixe seu comentário: