Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A Secretaria Municipal de Educação de Machadinho marcou presença no 2º Fórum Estadual de Alfabetização do Rio Grande do Sul, realizado nesta segunda-feira, 20 de outubro, nas Faculdades Integradas de Taquara (FACAAT). O município foi representado pela Secretária Municipal de Educação, Leoni Schwaab, e pelas Coordenadoras Pedagógicas, Mônica Pelicer e Zuleica Paixão.
Com o tema “Alfabetização como Direito e Compromisso de Todos”, o encontro promoveu um importante espaço de diálogo e articulação de estratégias voltadas à construção de uma gestão pedagógica eficiente para a alfabetização em todo o território gaúcho.
O evento reuniu dirigentes municipais de educação, representantes do Ministério da Educação (MEC), da UNDIME, SEDUC, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e de outras instituições comprometidas com a alfabetização.
Segundo a secretária Leoni, o Fórum reforçou que a alfabetização é um compromisso coletivo, que envolve o poder público, a escola, os professores, as famílias e toda a sociedade. “O evento mostrou que Machadinho está no caminho certo ao desenvolver, desde o início de 2025, um programa específico voltado à alfabetização, com materiais adequados e um acompanhamento individualizado, que garante intervenções pedagógicas direcionadas e o apoio de professores de reforço ao longo de todo o processo“, destacou.
A Rede Municipal de Ensino de Machadinho tem buscado estratégias consistentes para aprimorar a alfabetização, considerando também os índices do IMERS. Do total que compõe o índice, 40% correspondem à avaliação da alfabetização ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, 35% à aprendizagem até o 5º ano, 15% ao desempenho no 9º ano e 10% ao índice de aprovação do município. Esses indicadores são determinantes não apenas para avaliar a qualidade da educação, mas também para o retorno financeiro ao município, reforçando a importância de investir continuamente na alfabetização das crianças machadinhenses.