Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
No dia 18 de novembro, às 14 horas, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Machadinho será palco de um importante marco para o setor ervateiro: a entrega oficial do Registro da Indicação Geográfica (IG) da Erva-Mate da Região de Machadinho, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Na tarde da segunda-feira, 20, aconteceu uma reunião que contou com a presença de diversas entidades: Apromate (Associação dos Produtores de Erva-Mate da Região de Machadinho), Emater de Machadinho, Fundação Solidaridad, Indústria de Erva-Mate Cambona, Chás Barão, além do assistente técnico regional da Emater de Passo Fundo, Ilvandro Barreto de Melo. Também participaram secretários municipais de Agricultura, Planejamento e Governança, e representantes da Secretaria de Educação.
A presidente da Apromate, Sélia Regina Felizari, destacou a importância do evento e a mobilização para sua realização. Segundo ela, a reunião de preparação ocorreu no dia 20 de outubro, reunindo parceiros e entidades envolvidas para definir todos os detalhes da cerimônia de entrega.
O prefeito Sidinei Lopes de Lima estará presente, oferecendo total apoio à realização do evento, que reunirá dez municípios integrantes da Indicação Geográfica e polos ervateiros de todo o Rio Grande do Sul.
Para a presidente Sélia Regina Felizari, este é um momento de valorização e união do setor: “É muito importante a presença dos produtores de erva-mate da região, em especial os de Machadinho, que são parte fundamental dessa conquista.”
Durante o encontro, será servido petiscos à moda gaúcha e chimarrão à vontade, reforçando o espírito tradicionalista e acolhedor da comunidade machadinhense.
O município de Machadinho, reconhecido pela qualidade de sua erva-mate e pelo compromisso com as tradições gaúchas, celebra mais um passo histórico rumo ao fortalecimento da produção regional e à valorização da identidade local. É o primeiro município a receber essa certificação, enquanto outros municípios ainda estão trabalhando para conquistá-la.
Machadinho se destaca por já estar recebendo este certificado — resultado do trabalho conjunto da Emater, Embrapa, Indústria de Erva-Mate Cambona, Chás Barão, Barbaquá Machadinho, Viveiros Matrix, Rufon Fonseca, Apromate e, principalmente, dos agricultores locais.
Produtores e comunidade estão convidados a participar e celebrar essa conquista, que é de todos os machadinhenses e ervateiros da região!