Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Perfuração de Poços Artesianos Inicia em Machadinho com Chegada das Máquinas nesta Terça-feira, 15 de Julho

Compartilhe:
FOTO-PER-POÇOS

A Administração Municipal de Machadinho dá mais um passo importante para solucionar a falta de água nas comunidades do interior. Nesta terça-feira, 15 de julho, chegam ao município as máquinas responsáveis pela perfuração de dois novos poços artesianos nas comunidades de Linha Tigre e São Caetano. A ação faz parte do esforço da gestão municipal em garantir o acesso à água potável, especialmente em períodos de estiagem.

A vinda dos equipamentos é resultado direto da visita realizada nos dias 28 e 29 de março pelo geólogo Antônio Pedro Pereira Martins, da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul. Com 42 anos de experiência na área, Antônio Pedro foi responsável pela marcação dos pontos exatos para a perfuração dos poços. A iniciativa integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Rural da Secretaria Estadual de Agricultura, que permite a execução ágil e desburocratizada desse tipo de obra, utilizando os conjuntos de perfuração da própria Secretaria e do Departamento de Infraestrutura Rural.

A expectativa é beneficiar cerca de 30 famílias na Linha Tigre e outras 10 famílias na Comunidade de São Caetano.

A equipe técnica que realizará a perfuração dos poços em Machadinho é formada pelos senhores Nelson Ferri Marques (líder da equipe), Dorivaldo Vieira, Alcemar Leoni Terres e Luiz Valdeci Vargas Rodrigues. Todos eles já atuaram anteriormente no município, sendo os mesmos profissionais responsáveis pelas perfurações dos poços artesianos do Morro do Tatu e da Linha Coqueiro. Essas importantes obras, conquistadas à época por meio da atuação conjunta do então Coordenador Regional da Agricultura, Robson Vinicios Duarte Kalb, e da Vereadora Profe Jusse, junto ao então Secretário Estadual de Agricultura, Vilson Covatti, representam marcos no enfrentamento da escassez hídrica em Machadinho. O poço da Linha Coqueiro foi ligado no ano passado, em 2024, enquanto o do Morro do Tatu, segundo a administração, deverá entrar em funcionamento ainda em 2025.

O prefeito Sidinei Lopes de Lima e o vice-prefeito Carlos Taufer agradeceram novamente ao ex-secretário estadual de Agricultura, Clair Kuhn, e ao chefe de gabinete Jorge Seibert, por atenderem prontamente à solicitação de Machadinho e incluírem o município no roteiro do programa estadual. A gestão municipal também estende sua gratidão ao geólogo Antônio Pedro Pereira Martins e à equipe técnica envolvida, pelo comprometimento e profissionalismo.

Paralelamente, a Prefeitura segue trabalhando para a formalização do Termo de Cooperação Técnica junto ao Departamento de Contratos e Prestação de Contas da Secretaria Estadual de Agricultura, além da obtenção do licenciamento ambiental — etapas indispensáveis para garantir a continuidade e legalidade das obras.

A administração também mantém o olhar atento às demais comunidades que enfrentam dificuldades com abastecimento de água, como as Linhas Polo, Canudo e Canudinho. Além disso, avança na aquisição de materiais para instalar redes de distribuição em poços já perfurados, mas ainda inativos, garantindo que esses sistemas entrem em funcionamento e levem água às famílias que aguardam por essa melhoria.

A gestão municipal reafirma seu compromisso com todas as comunidades de Machadinho e segue na expectativa da liberação de recursos provenientes do Decreto de Emergência, que permitirão a ampliação das ações e investimentos em soluções hídricas.

Com responsabilidade e trabalho contínuo, a Administração Municipal de Machadinho segue atuando com firmeza para garantir qualidade de vida e dignidade às famílias do interior.

Deixe seu comentário: