Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As últimas semanas foram de movimentações do Grêmio no mercado. E duas delas para o meio-campo, com as contratações de Erick Noriega, do Alianza Lima, e Arthur, liberado pela Juventus e prestes a ser anunciado.
Com os volantes, o Tricolor contratou cinco jogadores da posição nesta temporada e fechou 10 desde 2023, início da atual gestão do presidente Alberto Guerra.
Noriega fechou contrato de quatro temporadas com o Grêmio. Já Arthur acertou até o fim de 2026 com o clube pelo qual foi revelado. O nipo-peruano é um primeiro volante de maior força física, enquanto Arthur chega com possibilidade de jogar mais avançado, inclusive.
No atual elenco, são sete jogadores no total da posição: Villasanti, Cuéllar, Dodi, Camilo, Edenilson, Alex Santana e Noriega. Em breve, Arthur será anunciado e aumentará a lista para oito.
Por outro lado, houve a saída de Ronald para o Atlético-GO. Outra “perda” no meio é Villasanti, que realizou cirurgia no joelho esquerdo e só volta em 2026.
Recentemente, o Grêmio ainda negociou o volante Carballo. O uruguaio estava emprestado ao New York Red Bulls, da MLS, durante o primeiro semestre, mas voltou a Porto Alegre em julho e chegou a participar de treinamentos. Acabou emprestado ao Portland Timbers, também da liga norte-americana.
Outras chegadas
Antes da Copa do Mundo de Clubes, Alex Santana chegou por empréstimo do Corinthians. No início da temporada, Cuéllar e Camilo foram buscados no mercado.
A mudança na comissão técnica, com a chegada de Mano Menezes, influenciou nas decisões, já que o técnico identificou a necessidade de agregar algumas características diferentes.
Volantes contratados pela gestão Guerra
2025: Arthur*, Noriega, Cuéllar, Alex Santana e Camilo
2024: Edenilson e Du Queiroz
2023: Dodi, Carballo e Pepê
Atual grupo de volantes: Noriega, Villasanti, Cuéllar, Dodi, Camilo, Edenilson e Alex Santana.
* Ainda não foi anunciado
Noriega foi o jogador no qual o Grêmio investiu: cerca de US$ 2 milhões (R$ 12 milhões) por 80% dos direitos econômicos. Arthur conseguiu a liberação da Juventus, assim como Cuéllar conseguiu se liberar do Al-Shabbab no início do ano.
Camilo usou a normativa da Fifa para deixar o Terek Grozny, da Rússia, e a saída está em discussão na Fifa. Alex foi emprestado pelo Corinthians sem custos.
No ano passado, os nomes buscados haviam sido Du Queiroz, junto ao Zenit, da Rússia, por empréstimo, e de Edenilson no Atlético-MG. Antes, o Grêmio havia investido nas contratações de Dodi, Carballo e Pepê, este já negociado com o Vitória.
Fonte: ge.globo