Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

1º Encontro da Família Polo: Uma Celebração de Tradição e União em Machadinho-RS

Compartilhe:
WhatsApp Image 2024-02-13 at 14.16.50

No sábado, 10 de fevereiro de 2024, a cidade de Machadinho, foi palco 1ª Encontro da Família Polo. O evento, que reuniu familiares e amigos, foi realizado no Salão Paroquial Nestor Gabriel Polo, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

A programação, foi marcada por momentos significativos, iniciando com uma emocionante missa, que uniu os presentes em fé e gratidão. Em seguida, foi servido um jantar que encantou os participantes, com um delicioso churrasco gaúcho, acompanhado de bebidas e embalado por música ao vivo, proporcionando um ambiente descontraído e acolhedor.

O encontro, não foi apenas uma reunião familiar, mas sim, uma oportunidade de compartilhar histórias, lembranças e fortalecer os laços que unem a Família Polo, ao longo das gerações. Foi um momento de reencontros emocionantes e de construção de novas memórias, resgatando e preservando, uma antiga tradição, que perdurará por muitos anos.

WhatsApp Image 2024-02-13 at 14.16.50 (1)

WhatsApp Image 2024-02-13 at 14.16.50

RESUMO DA HISTÓRIA DA FAMÍLIA POLO

Miséria, analfabetismo, crise econômica.
Esse era o quadro do norte da Itália no fim do século XIX.
Nesse período, muitos italianos vieram para o Brasil, em busca da “Cucagna”.

O governo brasileiro, com intenção de substituir a mão-de-obra escravocrata e implantar uma agricultura diversificada, apostou no imigrante europeu.

Os imigrantes, por sua vez, seduzidos pela propaganda, empolgados pela ideia de enriquecer, vendiam o que possuíam, juntavam seus poucos pertences, tomavam o trem e rumavam para o Porto de Gênova, onde seriam conduzidos ao Novo Mundo.

Foi assim que aconteceu, em 1882, com Giovanni Polo, patriarca. Ferreiro de profissão, viúvo, reúne seus filhos e vem para o Brasil. Entre seus filhos, está Giuseppe, então com 16 anos. Estabeleceram-se na 14ª Légua, Travessão Riachuelo, colônia de Caxias do Sul – hoje Flores da Cunha.

Giuseppe, casa-se com Libera Fochesato e já com a família constituída, transfere-se para Machadinho. Estabeleceram-se no lugar que, devido ao grande número de pessoas com o mesmo sobrenome, ficou conhecido como Linha Polo. Como a religiosidade sempre foi muito forte na família, elegeram para sua protetora, Nossa Senhora do Monte Bérico, que era a padroeira de Vicenza, lugar de origem dos antepassados.

Giuseppe e Libera, tiveram 10 filhos: José Filho, Angelin, João, Lúcia, Virgínia, Maria, Bonfilio, Luiz, Tranquilo e mais uma mulher, que ficou residindo em São Marcos, com a qual, se perdeu o contato.

Curiosamente, o antepassado, que deu origem a todas a família – saiu da Itália como Giuseppe e, no Brasil, ficou conhecido como José (Bepi), por conta de uma campanha de nacionalização instituída pelo governo federal, da época em que não se podia falar outro idioma, senão o português, então, os nomes originais foram substituídos.

WhatsApp Image 2024-02-13 at 14.16.49

É interessante registrar que havia 3 Bepis, na linha Polo, os quais foram grandes líderes.

A organização do evento expressa seus sinceros agradecimentos a todos os envolvidos, desde os colaboradores que dedicaram tempo e esforço para tornar o encontro possível, até os familiares e amigos que compareceram e contribuíram para o sucesso desta iniciativa. Que o Encontro da Família Polo, se torne uma tradição anual, proporcionando sempre momentos de alegria, união e celebração para todos os seus membros. Parabéns à Família Polo! E viva a tradição!

Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário: