Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

APROMATE: Indicação Geográfica em andamento.

Compartilhe:
asem aprom

Foi realizada, na quinta-feira, dia 26 de janeiro de 2023, uma Assembleia da APROMATE (Associação dos Produtores de Erva Mate).

O evento, foi realizado na sala de reuniões da Câmara de Vereadores, localizada junto ao Clube União de Machadinho e teve como objetivo, a aprovação dos 10 municípios, que irão compor a Indicação Geográfica da Erva-Mate Região de Machadinho. A reunião, contou com a presença de associados, lideranças e ainda, representantes destes 10 municípios.

asem aprom

Segundo Ilvandro Barreto de Melo, da EMATER, dentro deste contexto, haviam pontos importantes e fundamentais para a sequência do projeto, que também foram debatidos, a exemplo Caderno de Especificações Técnicas e do processo administrativo e documental, o qual, será levado para a aprovação do Ministério da Agricultura e do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Os 10 municípios que farão parte da Indicação Geográfica, são: Machadinho, Sananduva, Santo Expedito, Tupanci do Sul, Barracão, São José do Ouro, Cacique Doble, São João da Urtiga, Paim Filho e Maximiliano de Almeida.

Também, foi aprovado o Selo, ou seja, a imagem desta Indicação Geográfica, que possibilitará o reconhecimento geográfico, em qualquer parte do mundo. Qualquer produto de erva-mate, com esse selo, tornará possível ao consumidor ficar sabendo a região que ele foi produzido. Possibilitando assim, aos 10 municípios, o reconhecimento e a notoriedade deste produto pertencente à Indicação Geográfica da Erva-Mate Região de Machadinho.

A aprovação de todos os itens, foi unanime.

A equipe trabalhou na junção de todos os documentos, que foram enviados para uma avaliação prévia, no Ministério da Agricultura. Após esta avaliação, se restar algo a corrigir ou acrescentar, será feito. Após, será novamente reenviado, até a aprovação.

Na medida em que houver a aprovação total pelo MAPA, o próprio ministério fará o encaminhamento para o INPI, restando a este órgão, a última análise, onde se ainda houver alguma correção a ser feita, o material será devolvido. Quando o INPI, fizer a aprovação desses documentos e liberar a região para o uso do selo, já haverá a condição para que o mesmo seja colocado nas embalagens de todos os produtos de erva-mate, produzidos na região, observando as regras do Caderno de Especificações Técnicas.

Em qualquer parte do mundo, onde forem consumidos os produtos, os mesmos, estarão levando o nome, Indicação Geográfica da Erva-Mate Região de Machadinho.

Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário:

Últimas notícias