Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Conheça o método 50-30-20 para deixar suas finanças em ordem

Compartilhe:
organização financeira

Controle seus gastos e conquiste uma vida financeira sustentável.

A organização financeira é um dos pilares para a construção de uma vida financeira sustentável. Afinal, ao manter os ganhos e gastos sob controle, é possível economizar, realizar sonhos e explorar investimentos com segurança. Pensando nisso, queremos apresentar o método 50-30-20, uma estratégia prática para facilitar o seu controle financeiro.

A organização financeira deve ser considerada como uma oportunidade para conquistar uma vida mais equilibrada. Tendo o controle das suas finanças, você toma decisões realistas e adequadas ao orçamento familiar e, com isso, é possível usufruir de benefícios como: Redução do estresse, possibilidade de realizar sonhos, construção de reservas financeiras, melhoria do score de crédito e investimento em prioridades pessoais.

O método 50-30-20 pode ser a chave para simplificar o processo da sua organização financeira. Essa abordagem divide sua renda mensal de maneira prática e eficaz, possibilitando que você consiga cuidar das despesas essenciais e apreciar bons momentos, enquanto constrói um futuro financeiramente estável.

Despesas essenciais: 50% da renda líquida

Ao falarmos de despesas essenciais, referimo-nos às despesas regulares e essenciais que compõem a nossa vida, como aluguel, contas de serviços públicos, internet, e outros compromissos fixos. Destinando 50% da sua renda líquida para esses compromissos, você garante que as contas essenciais sejam cobertas, cria uma sensação de segurança e evita dores de cabeça.

Despesas livres: 30% da renda líquida

Ao destinar 30% da sua renda líquida para as despesas livres, você reserva uma parte significativa para despesas que podem variar mês a mês. Esses gastos abrangem atividades como sair para jantar, ir ao cinema, explorar novos hobbies, autocuidado, presentes para alguém ou para si mesmo e outras possibilidades. Essa porção flexível do orçamento desempenha um papel importante no bem-estar emocional, mas é fundamental manter um equilíbrio.

Sua segurança financeira: 20% da renda líquida para quitar dívidas ou faça uma reserva financeira

20% da sua renda líquida deve ser direcionada para gerenciar suas finanças e estabelecer uma base sólida. Neste sentido, você pode seguir por dois caminhos diferentes: quitar eventuais dívidas ou criar uma reserva financeira para emergências planos a médio e longo prazo, como comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem, por exemplo.

Se você possui obrigações financeiras, faça uma análise cuidadosa da situação, priorizando o pagamento de contas pendentes e empréstimos, e destine pelo menos 20% da sua renda líquida para quitar essas dívidas. Com essa estratégia, você poderá eliminar gradualmente as contas que estão em atraso e terá mais tranquilidade para organizar melhor seu orçamento familiar.

O Sicredi disponibiliza aos seus associados um organizador financeiro, através do aplicativo Sicredi X, que possui um resumo financeiro com todas as entradas e saídas da sua conta no mês. Com ele, é possível analisar valores para encontrar uma solução mias efetiva e que se encaixe no seu momento financeiro.

Além disso, através do Sicredi, você pode se inscrever no programa Cooperação na Ponta do Lápis, que utiliza o método COOPS (conscientizar, observar, organizar, preparar e sustentar). Estas são etapas para os bons hábitos com as finanças utilizadas no organizador financeiro.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em todos os estados com mais de 2,6 mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

Deixe seu comentário: