Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Dez municípios se unem para conquistar a Indicação Geográfica, Erva-Mate – Região de Machadinho

Compartilhe:
WhatsApp Image 2024-03-18 at 16.39.06

Dez municípios da região de Machadinho, estão unidos em uma jornada histórica, para obter a tão almejada Indicação Geográfica (IG) da Erva-Mate, na área conhecida como “Erva-Mate – Região de Machadinho”. Os municípios envolvidos são Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, São João da Urtiga, Sananduva, Santo Expedito do Sul, Tupanci do Sul, Cacique Doble, São José do Ouro e Barracão. Essas comunidades compartilham uma rica interação comercial, histórica e cultural na produção da Erva-Mate, marcando uma herança que remonta ao passado, quando pertenciam ao território de Lagoa Vermelha.

A Associação dos Produtores de Erva-Mate (APROMATE) será a representante oficial dessa Indicação Geográfica, após intensos esforços nos últimos dias para finalizar e encaminhar os documentos exigidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Desde 2020, diversas entidades têm trabalhado incansavelmente nesse processo, com apoio do Ministério da Agricultura, incluindo a EMATER (Municipal e Regional), Sindicato do Mate, Câmara Setorial do Mate, Indústria de Erva-Mate Cambona, viveiristas e toda a cadeia produtiva da Erva-Mate. O apoio entusiástico da comunidade dos 10 municípios envolvidos, tem sido fundamental para essa empreitada.

A expectativa é que nos próximos meses, os produtores locais, juntamente com empresas como a Erva-Mate Cambona e Chás Barão e o Barbacuá Machadinho, possam exibir com orgulho o Selo da Indicação Geográfica “Erva-Mate – Região de Machadinho”. Isso não apenas valorizará o produto e a região, mas também terá impactos positivos no turismo e reconhecimento internacional.

A obtenção da Indicação Geográfica representa um marco significativo para a Erva-Mate produzida nessa região, conferindo-lhe reputação, valor intrínseco e identidade própria. É importante ressaltar que a Indicação Geográfica, é conferida a produtos ou serviços, que são característicos do local de origem, distinguindo-os em relação aos similares disponíveis no mercado. Na Região de Machadinho, a produção e industrialização da Progênie Cambona 4, entre outros aspectos, sustentam a busca incansável por essa distinção tão importante.

Explicação sobre Indicação Geográfica:

A Indicação Geográfica é um registro conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, conferindo-lhes reputação, valor intrínseco e identidade própria. Essa distinção os diferencia dos similares disponíveis no mercado. Exemplos famosos incluem o Café do Serrado Mineiro, Chocolate de Gramado, Cachaça de Salinas, Vale dos Vinhedos, Queijo Serrano, entre outros. A Região de Machadinho, com sua produção e industrialização da Progênie Cambona 4, está buscando esse reconhecimento por sua contribuição única para a cultura da Erva-Mate.

Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário: