Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Inverno 2023 será menos rigoroso e mais úmido no RS

Compartilhe:
São José dos Ausentes-Curicacas-02

Texto: Ascom Seapi
Foto: Fernando Dias/Ascom Seapi

O inverno começa nesta quarta-feira (21/9), às 11h58min. Nos próximos meses, a efetivação do fenômeno El Niño favorecerá a ocorrência de precipitações regulares no Rio Grande do Sul.

“As projeções climáticas indicam maior frequência e distribuição regular da chuva, o que representa volumes superiores à média em todo Estado”, avalia Flávio Varone, meteorologista e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Essa condição, segundo ele, mantém elevada a possibilidade de eventos severos, associados com queda de granizo, fortes rajadas de vento e altos volumes acumulados, o que poderá acarretar episódios de cheias e enchentes, bem como destelhamentos e deslizamentos em áreas de encosta.

Para a agricultura, a ocorrência do fenômeno El Niño, com chuvas abundantes nos próximos meses, poderá prejudicar o desenvolvimento da safra de inverno, especialmente no fim do ciclo e durante a colheita, além de possivelmente atrasar o início da safra de verão.

Os próximos meses deverão apresentar temperaturas mais elevadas em relação à média histórica, porém, essa condição não impedirá o ingresso de massas de ar frio de origem polar, com períodos mais frios e que ocasionalmente provocarão fenômenos típicos da estação, como geadas e nevoeiros.

Veja aqui as perspectivas da chegada do El Niño para o estado:

https://www.agricultura.rs.gov.br/el-nino-deve-trazer-chuvas-abundantes-para-o-rs

Sobre o Simagro: https://www.agricultura.rs.gov.br/simagro-rs

Deixe seu comentário: