Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

MONITORAMENTO AGROCLIMÁTICO QUALIFICA INFORMAÇÕES PARA O MANEJO DA “ERVA-MATE REGIÃO DE MACHADINHO”

Compartilhe:
WhatsApp Image 2024-04-16 at 14.10.13

Uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate), Emater/RS-Ascar, Indústrias de Erva-mate Cambona, Barão Erva-mate e Chás e Barbaquá Machadinho viabilizou a instalação de um Sistema de Monitoramento Agroclimático direcionado para a cultura e a Área Geográfica “Erva-mate Região de Machadinho”.

Instalada na Linha São Caetano, na propriedade de Aldacir Baldissera, a estação climatológica irá auxiliar em estratégias de manejo voltadas ao solo, ao plantio, à adubação, à poda, às plantas de cobertura, à flutuação populacional de pragas, à ocorrência de doenças, de plantas invasoras, na compreensão do desempenho fisiológico das erveiras e na avaliação de suas produtividades.

WhatsApp Image 2024-04-16 at 14.10.13 (1)

De acordo com o meteorologista e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) da Seapi, Flávio Varone, o monitoramento meteorológico servirá para verificação da velocidade e direção do vento, precipitação, temperatura e umidade do ar, pressão atmosférica, radiação global, temperatura a 25cm do solo e umidade do solo a 25cm e 50cm de profundidade. Isto dará informações importantes do comportamento climático, mas possibilitará também um planejamento adequado para o manejo das atividades agropecuárias.

O Simagro-RS da Seapdr pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://www.simagro.rs.gov.br/. Ele visa ao monitoramento climático no Rio Grande do Sul, com a elaboração de produtos e informações para viabilizar o planejamento e atuar como suporte para medidas de curto, médio e longo prazo no setor agropecuário do Rio Grande do Sul. As informações também estão disponibilizadas no Instagram (@simagrors).

Para Selia Regina Felizari, presidente da Apromate, entidade que este ano completa trinta anos, a parceria tem grande significado e muito vai colaborar nas ações estruturais da Associação. Consolida-se mais uma iniciativa que muito valoriza a produção de erva-mate na região de Machadinho pelos mais de 500 produtores associados.

Altair Ruffato gerente da Indústria Ervateira Cambona menciona que a instalação da estação climatológica além de facilitar a previsão das condições climáticas na colheita, vai ser importante para as tomadas de decisão com relação a otimização da mão de obra e transporte, bem como na programação do recebimento da matéria-prima pela indústria.

O Extensionista da Emater/RS-Ascar, Edgar Copatti, que acompanhou a instalação da estação climatológica salientou que as informações obtidas irão facilitar as decisões e orientar as práticas de manejo no plantio e no cultivo da erva-mate.

Por sua vez, o produtor Aldacir Baldissera, considerou estar gratificado por sediar a instalação da referida estação climatológica em sua propriedade, fato que beneficia todos os produtores de erva-mate da região de Machadinho a alcançarem melhores resultados de produtividade e produção de folha.

WhatsApp Image 2024-04-16 at 14.10.13

As informações geradas servirão ainda como base para futuras pesquisas, com dados originados na condição local da região de Machadinho e na formulação de novas propostas que melhor atendam a cultura da erva-mate.

Fonte: Apromate/Emater-RS

Deixe seu comentário: