Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Morador de Machadinho colhe batata-doce gigante em sua propriedade

Compartilhe:
foto capa batata doce

Fonte: Rádio Club FM 96.7

O casal de agricultores, Hilário e Terezinha Zonin, são moradores da Comunidade da Linha São Pedro, Machadinho e são cultivadores da propriedade, há 51 anos. Plantam soja, milho, feijão, moranga, abóbora, entre tantos cultivos, também a batata doce.

Na manhã desta segunda-feira, 15 de maio de 2023, eles ficaram surpresos ao colher uma Batata Doce, pesando 7 quilos e 500 gramas (7,5kg), plantada por eles mesmos.

Uma batata-doce normal, geralmente pesa entre 100 e 300 gramas, dependendo do tamanho e da variedade. Algumas batatas-doces podem pesar mais de um quilo, enquanto outras podem ser menores do que um punho fechado. O peso médio de uma batata-doce é de cerca de 150 a 200 gramas.

Seu Hilário, afirma que já cultiva a mesma variedade há 8 anos e já colheu, várias batatas gigantes, nas ocasiões, pesando entre 3 ou 4 quilos. Essa de 7,5kg, surpreendeu! Desta vez, um único pé, rendeu a colheita de 3 batatas, que juntas somaram 13 quilos! A 7,5kg (foto no colo do Seu Hilário), uma com 4kg e outra, com 1,5kg.

Ouça a entrevista:

WhatsApp Image 2023-05-15 at 16.14.38

WhatsApp Image 2023-05-15 at 16.14.40

Batata-doce gigante
Segundo especialistas, o nascimento de raízes gigantes, como batata, aipim e cará, é algo relativamente comum, embora não seja normal. Agrônomos apontam que o tempo da planta no campo pode ajudar a garantir um crescimento robusto. Quanto mais dias enraizadas, mais as batatas crescem.

Uma batata comum costuma ficar, em média, três a quatro meses debaixo da terra, enquanto as maiores precisam de pelo menos seis meses. A mesma regra vale para outros tipos de raízes.
Um segundo fator, que pode interferir no desenvolvimento, é o número de batatas por planta. Em geral, cada uma dá seis tubérculos. Quando aparece uma gigante, apenas uma raiz é colhida.

As batatas gigantes costumam ter mais amido e ser mais fibrosas, por isso, o ideal é que sejam aproveitadas para produção de farinha e polvilho.

Fonte: Rádio Club FM 96.7

Deixe seu comentário: