Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Porto Alegre: Auditoria encontra indícios de irregularidades de quase R$ 1,5 milhão em obras em escolas

Compartilhe:
esc poa

Investigação da prefeitura em obras envolvendo 88 escolas municipais compreende o período de 2017 a 2021. Sindicância foi aberta e deve ser concluída no próximo mês.

Uma auditoria da Prefeitura de Porto Alegre encontrou indícios de má gestão em obras de escolas municipais que somam quase R$ 1,5 milhão nos últimos cinco anos.

Os técnicos da Controladoria Geral do Município analisaram 310 orçamentos de obras em 88 escolas. Entre 62 empresas, 13 são suspeitas de atuarem como possíveis laranjas, em que apenas participavam da disputa.

O resultado foi enviado para o Ministério Público e também para a Polícia Civil, para a investigação de possíveis crimes. A prefeitura também realiza uma sindicância para apurar a conduta dos servidores envolvidos no caso.

O caso veio à tona após uma denúncia do grupo de investigação da RBS. A auditoria analisou os gastos com verbas extras repassadas para as obras em escolas municipais no período de 2017 a 2021.

As irregularidades foram apontadas no uso do recurso para contratação de serviços emergenciais, de pequenas reformas, que não exigiam a realização de licitação.

“Nós não estamos falando necessariamente em corrupção, mas muitos casos são de má gestão. Nós encontramos inconformidades, encontramos suspeitas de empresas que faziam acordos para uma baixar o preço para a outra ter o preço maior”, afirma o secretário municipal da Transparência, Gustavo Ferenci.

Conforme a apuração da RBS TV, indícios de irregularidades e desvio de valores foram observados nos contratos. Foram identificados serviços mal feitos e pagos sem fiscalização, além de projetos montados como se fossem necessários naquele momento, mas cuja finalidade, na verdade, era pagar obras de anos anteriores.

“Para comprovar algumas coisas tem que ter quebra de e-mail, de sigilo bancário, e este poder nós não temos. Por isso, o relatório serve, sim, para sindicância. Ele pode chegar a algumas conclusões, mas especialmente para que o MP-RS e a Polícia Civil consigam, se for o caso, tomar as atitudes concretas nesse caso”, completa Ferenci.

Fonte: RBS TV
Foto: GZH

Deixe seu comentário: