Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Menu

Secretaria de Saúde de Machadinho promove ação de prevenção e combate ao câncer de boca

A Secretaria Municipal de Saúde de Machadinho promoveu na última semana, ações informativas de prevenção e combate ao câncer boca. As atividades foram desenvolvidas pelo Cirurgião Dentista da Unidade Básica de Saúde, Cristiano Taufer, junto às escolas do município e do estado.
Conforme Cristiano, o cuidado com relação à doença se faz cada vez mais necessário, já que vem apresentando índices crescentes de diagnóstico no Brasil. Os tumores podem se desenvolver em qualquer parte da boca, seja na língua, gengiva, céu da boca, lábios, assoalho de boca e bochecha. “Ele (tumor) aparece com mais frequência em assoalho de boca e língua, porque é uma área bastante vascularizada, ou seja, com bastante vasos sanguíneos com muitos nutrientes para esse tumor crescer”, explicou Cristiano em entrevista ao Jornal da Club.
Alguns fatores colocam determinados indivíduos a ter maior chance para o aparecimento da doença. Entre eles estão: hábito de fumar (todo o tipo de fumo); hábito de consumir regularmente bebidas alcoólicas, sendo quando os dois fatores estiverem associados o risco é ainda maior; exposição excessiva ao sol – para o desenvolvimento de câncer de lábio inferior; excesso de gordura corporal e deficiência de ferro e vitaminas; exposição crônica à agrotóxicos, formaldeídos, poeira de madeira, sílica ou solventes orgânicos; infecção pelo HPV (tipo 16 e 18).
Assim, o câncer de boca tem prevenção, conforme orienta o Dentista Cristiano, ou seja, não fumar; evitar consumir bebidas alcoólicas; usar protetor labial, principalmente indivíduos que se expõem ao sol diariamente, ressaltando que não é indicado o uso de manteiga de cacau nos lábios, pois é prejudicial quando em contato com os raios ultravioletas; manter uma boa higiene oral; ter uma alimentação equilibrada; manter sempre atualizada a caderneta de vacinação.
Cristiano relata que o sexo masculino tem mais predisposição para o desenvolvimento desses tumores, por isso homens, principalmente aqueles com mais de 40 anos de idade, fumantes, pessoas que ingerem álcool e que estão expostas a luz solar de forma crônica precisam fazer consultas periódicas com profissionais de saúde para exames de prevenção ou detecção precoce da doença, pois de acordo com Cristiano, o diagnóstico do tumor quando feito na sua fase inicial é mais fácil de tratar.

Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie na Club!